ÉTICA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE “ENSINAMENTO” COMO ACOLHIMENTO DO OUTRO EM LÉVINAS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91341Palavras-chave:
Emmanuel Lévinas, Ética da alteridade, Ética na educaçãoResumo
Em Totalidade e Infinito, Lévinas descreve cuidadosamente a separação do Mesmo e do Outro, recorrendo diversas vezes ao termo “ensinamento” para definir o acolhimento num Eu interior, daquilo que lhe é exterior. Mas para Lévinas, na absoluta alteridade, o outro é Outrem, outra pessoa, irredutível à minha posse, exterioridade absoluta que me encara a partir de um rosto, como um ser que me fala e, por isso, é o único capaz de me ensinar. Acolher outrem, nesse sentido, é responder-lhe e, assim, ser responsável por ele, numa relação que é, essencialmente, ética. Com isso em mente, é possível refletir sobre o sentido mais profundo da relação educativa que, para além dos papéis que assumem professores e alunos numa totalidade sistemática, Eu e Outro constituem uma frente a frente que dá sentido ao mundo do qual vivem, se apropriam e compartilham. A relação entre os sujeitos na educação, portanto, extrai sua significação do ensinamento, não como prioridade de um conteúdo comunicável, mas como responsabilidade infinita por outrem, como relação ética.
Referências
BRIANÇON, Muriel. Lévinas y el sentido de la educación: salir de para ir hacia una obra educativa. Revista Científica RUNAE, n. 3, v. 2, 2018.
DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, UNESCO, 1996.
MELO, Edvaldo A. de.; PIETERZACK, Cristiane. O ensinamento em “questão”: Lévinas e a maiêutica socrática. In: DA COSTA, Affonso et al. (Orgs). Heidegger, Jonas e Levinas. São Paulo: ANPOF, p. 73-82, 2019.
DERRIDA, Jacques. Violência e metafísica: ensaio sobre o pensamento de Emmanuel Lévinas. In: DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2019.
FRANDSEN, Henrik. V., L’enseignement et le soi. Cahiers de philosophie de l’université de Caen, v. 49, 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/cpuc/908. Acesso em: 10 jul. 2022.
HIRAISHI, Koki. Le statut philosophique de l'enseignement chez Emmanuel Levinas. Tese de Doutorado. Université de Strasbourg, 2016. Disponível em: http://te.archives-ouvertes.fr/tel-01529745/document. Acesso em: 23 jul. 2022.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalité et Infini: essai sur l'extériorité. Paris: Martinus Nijhoff/Le Livre de Poche, 2021.
LÉVINAS, Emmanuel. Les enseignements. In: Parole et Silence et autres conférences inédites, Paris: Bernard Grasset/IMEC, 2009.
OLIVEIRA, Manfredo. A. Ética, direito e democracia. São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, Manfredo. A. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1996.
OLIVEIRA, Manfredo. A. Os desafios da ética contemporânea. Kairós, v. 5, n. 1, p. 9-31, 2008.
PLATÃO. Teeteto. Tradução de A. Nogueira, M. Boeri. Introdução de José T. Santos. 3ª ed, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
SEBBAH, François-David. Lévinas. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
UNESCO. A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades, Brasília: UNESCO Office Brasilia, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).