FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DO GT 08 DA ANPED (2015 - 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92505

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa em Educação, Licenciaturas

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca dos estudos disponíveis nos anais das reuniões bianuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Grupo de Trabalho (GT 08) Formação de Professores, considerando o período de 2015 a 2021. A análise se endereçou para a distribuição territorial (Regiões e Estados) dos estudos, as instituições em que as pesquisas foram realizadas, as temáticas abordadas nas investigações e o sexo dos pesquisadores. Essa abordagem permitiu construir uma visão parcial, porém, panorâmica e atual sobre a pesquisa direcionada à formação docente no cenário brasileiro, além de mostrar como este importante grupo de trabalho vem canalizando as investigações a respeito da formação docente no país. Compreende-se que a análise evidencia aspectos importantes ao debate na área, a saber: a) concentração de pesquisas na Região Sudeste e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) as instituições de tradição no contexto nacional aparecerem com maior volume de trabalhos, porém, verificou-se também que há instituições de educação superior as quais focam no desenvolvimento regional e local que vêm promovendo pesquisas sobre formação de professores; c) Dentre as temáticas que mais foram focos de pesquisa estão as temáticas relacionadas às políticas de formação docente, à formação continuada de professores e à formação inicial; e d) As pesquisas apresentadas no GT 08 foram desenvolvidas, em maior proporção, por mulheres.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação pelaUniversidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Potiguar (UNP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (CAPES).

João Bosco Santana Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UFERSA).

Giovana Carla Cardoso Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN).

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Grupo de Trabalho 08: Formação de Professores. Disponível em: https://www.anped.org.br/grupos-de-trabalho/gt08-forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores. Acesso em: 10 de jun. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP, no 02, de 01 de julho de 2015. Disponível em:http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf. Acesso em 01 jul. 2023.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999.

GATTI, B. A. O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor. Cadernos CENPEC, São Paulo, v.4, n.2, p.248-275, dez. 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/download/297/28. Acesso em: 04 de jun. 2023.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. 1. ed. Brasília: Unesco, 2009.

GURGEL, V. de F. A.; MEDEIROS, E. A. de. Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais: um balanço da produção acadêmica (2017 – 2021). Educação em Foco, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e28018, 2023.

LOURO, G. L. Gênero e Magistério: identidade, história e representação. In: CATANI, B. D. et al. (Org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997, p. 73 – 83.

NASCIMENTO, A. A. B.; MEDEIROS, E. A. de; AMORI G. C. C. Formação de professores polivalentes: Estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022008, 2022.

RODRIGUES, P. M. L.; LIMA, W dos. S. R.; VIANA, M. A. P. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 28-47, set. 2017. Disponível em: a importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano polyana marq. Acesso em: 04 de jun. 2023.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013.

SILVA, S. M. de F. M. As Bases Teóricas e Políticas na Formação Continuada dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento dos professores em análise. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2015.

SILVA, S. P.; NOBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S. de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NOR-DESTE, 21., 2013, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-28