FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DO GT 08 DA ANPED (2015 - 2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92505

Palabras clave:

Formação de professores, Pesquisa em Educação, Licenciaturas

Resumen

Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca dos estudos disponíveis nos anais das reuniões bianuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Grupo de Trabalho (GT 08) Formação de Professores, considerando o período de 2015 a 2021. A análise se endereçou para a distribuição territorial (Regiões e Estados) dos estudos, as instituições em que as pesquisas foram realizadas, as temáticas abordadas nas investigações e o sexo dos pesquisadores. Essa abordagem permitiu construir uma visão parcial, porém, panorâmica e atual sobre a pesquisa direcionada à formação docente no cenário brasileiro, além de mostrar como este importante grupo de trabalho vem canalizando as investigações a respeito da formação docente no país. Compreende-se que a análise evidencia aspectos importantes ao debate na área, a saber: a) concentração de pesquisas na Região Sudeste e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) as instituições de tradição no contexto nacional aparecerem com maior volume de trabalhos, porém, verificou-se também que há instituições de educação superior as quais focam no desenvolvimento regional e local que vêm promovendo pesquisas sobre formação de professores; c) Dentre as temáticas que mais foram focos de pesquisa estão as temáticas relacionadas às políticas de formação docente, à formação continuada de professores e à formação inicial; e d) As pesquisas apresentadas no GT 08 foram desenvolvidas, em maior proporção, por mulheres.

Biografía del autor/a

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação pelaUniversidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Potiguar (UNP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (CAPES).

João Bosco Santana Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UFERSA).

Giovana Carla Cardoso Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN).

Citas

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Publicado

2023-12-28