FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92681

Palavras-chave:

tecnologias, educação, formações, docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação docente para a facilitação e o aprimoramento da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) às práticas pedagógicas em Instituições Federais de Ensino (IFEs). A presente pesquisa é exploratória, possui abordagem qualitativa e é desenvolvida com base em bibliografias. Diante de um mundo em constante avanço tecnológico, o impacto das TDICs na educação é notável, com capacidade de modificar o relacionamento dos sujeitos com as tecnologias, com os objetos de estudo e consigo. Nessa realidade, a educação precisa caminhar juntamente com as inovações tecnológicas, integrando as TDICs, adequadamente, à prática escolar, a fim de aproximar a sala de aula da realidade do aluno, estimulando o protagonismo do aprendiz, a inovação e favorecendo o engajamento, a inclusão, a atratividade da educação, além de facilitar a aquisição de conhecimentos. Desta forma, por meio da análise dos dados consultados no presente estudo, conclui-se que os docentes apresentam dificuldades na aplicação das TDICs em ações pedagógicas, devendo ser compreendidos como profissionais em constante aprendizado e, para que a integração das TDICs à educação ocorra com eficácia, torna-se imprescindível a realização de formações que atendam às reais necessidades do cotidiano escolar, estimulando a inovação, a criatividade e o olhar crítico frente às possibilidades pedagógicas das tecnologias.

Biografia do Autor

Andressa Cristine Cruz Rosas, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Estados Unidos. Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Juliana Zantut Nutti, Must University, Estados Unidos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora e orientadora no
Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University.

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Publicado

2023-12-28