FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92681

Palabras clave:

tecnologias, educação, formações, docentes

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação docente para a facilitação e o aprimoramento da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) às práticas pedagógicas em Instituições Federais de Ensino (IFEs). A presente pesquisa é exploratória, possui abordagem qualitativa e é desenvolvida com base em bibliografias. Diante de um mundo em constante avanço tecnológico, o impacto das TDICs na educação é notável, com capacidade de modificar o relacionamento dos sujeitos com as tecnologias, com os objetos de estudo e consigo. Nessa realidade, a educação precisa caminhar juntamente com as inovações tecnológicas, integrando as TDICs, adequadamente, à prática escolar, a fim de aproximar a sala de aula da realidade do aluno, estimulando o protagonismo do aprendiz, a inovação e favorecendo o engajamento, a inclusão, a atratividade da educação, além de facilitar a aquisição de conhecimentos. Desta forma, por meio da análise dos dados consultados no presente estudo, conclui-se que os docentes apresentam dificuldades na aplicação das TDICs em ações pedagógicas, devendo ser compreendidos como profissionais em constante aprendizado e, para que a integração das TDICs à educação ocorra com eficácia, torna-se imprescindível a realização de formações que atendam às reais necessidades do cotidiano escolar, estimulando a inovação, a criatividade e o olhar crítico frente às possibilidades pedagógicas das tecnologias.

Biografía del autor/a

Andressa Cristine Cruz Rosas, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Estados Unidos. Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Juliana Zantut Nutti, Must University, Estados Unidos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora e orientadora no
Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University.

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Publicado

2023-12-28