PESQUISA SOLIDÁRIA E COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Natanael Reis Bomfim
  • Walter Von Czékus Garrido Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

Este artigo é reflexo das discussões desenvolvidas, ao longo de quinze anos, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em torno da teoria e método das representações sociais no campo da educação. Nesse contexto, convidamos o leitor a refletir sobre a identificação de fenômenos sociais da contemporaneidade como objeto da experiência sensível do sujeito, transcendendo do real/objetivo, a fim de construir, de forma solidária e colaborativa, o objeto de estudo em educação. Em síntese, entendemos que os campos teórico-metodológicos trilham o caminho da participação à construção da representação do objeto social, cuja reificação do objeto de estudo e aplicabilidade dos resultados se costuram pelos sentimentos, pensamentos e ações dos sujeitos participantes.

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Publicado

2019-05-10

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Seção

Artigos