CONCEPÇÕES SOBRE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.88672

Palabras clave:

inclusão escolar, transtorno do espectro autista, revisão integrativa

Resumen

Objetivou-se investigar e conhecer concepções da comunidade escolar e acadêmica sobre os
estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma revisão integrativa de
189 artigos com esse tema publicados nos últimos 11 anos nas seguintes bases: Portal de
Periódicos CAPES e Index-Psi. A análise qualitativa dos dados apontou que o TEA é
culturalmente representado como uma condição psicopatológica; no campo educacional, o
estudante é concebido como alguém adoecido mentalmente, sendo que essa condição impacta
sua capacidade de aprender. Inclusive, as pesquisas relatam, com maior frequência, o
atendimento terapêutico ou psicopedagógico centrado nos estudantes. Esse contexto permitiu
debater sobre fragilidades no processo de inclusão educacional desse público, pois o princípio
de inclusão orbita na transformação sociocultural, e não somente na adaptação dos sujeitos ao
meio em que vivem. Por fim, reiterou-se que são necessárias ações de formação de
professores e desconstrução de estigmas relacionados às pessoas com TEA.

Biografía del autor/a

José Tadeu Acuna, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorando e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Psicologia Escolar, Inclusão e Desenvolvimento pela
Universidade de Araraquara (UNIARA). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
(FAPESP). Psicólogo.

Drielle Sauer Paparella, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Humanidades e Humanização no Campo da Saúde pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Psicóloga.

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Publicado

2023-05-10