A MEMÓRIA VIVA DE JORGE SEMPRUN

Autores

  • Guilherme Azambuja Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Somente passados mais do que cinquenta anos de sua libertação do campo de concentração nazista de Buchenwald, Alemanha, que o escritor espanhol Jorge Semprun conseguirá narrar sua vivência no campo, ou melhor, a vivência do horror. Em 1994, portanto, Semprun publica o romance A escrita ou a vida, que cumpre esse papel. Tanto no romance como em entrevistas posteriores, Semprun informa que o livro foi escrito em parte graças à opção autoral de ficcionalizar a sua vivência no campo de concentração. No caso de Jorge Semprun, narrar o trauma significaria a destruição da sua capacidade de linguagem? Seria a ficção a alternativa do autor para preservar essa memória do horror? Propomos, neste artigo, um trabalho de reflexão sobre a chamada “literatura do trauma”, com base na teoria de Henry Bergson e Maurice Halbwachs, entre outros, sobre a memória individual e coletiva, a partir da leitura crítica do romance A escrita ou a vida de Jorge Semprun.

Biografia do Autor

Guilherme Azambuja Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Guilherme Azambuja Castro nasceu em Santa Vitória do Palmar, RS, em 1979. É formado em Direito e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Atualmente faz doutorado em Escrita Criativa, também pela PUCRS. Publicou em coletâneas de contos e em revistas literárias digitais. Foi vencedor do 21º Concurso de Contos Luiz Vilela em 2011. Em 2014 foi finalista do Prêmio SESC de Literatura na categoria Contos. Foi vencedor do Prêmio CEPE de Literatura, categoria Contos, em 2015. Seu primeiro livro, O amor que não sentimos e outros contos, foi publicado pela editora CEPE em abril de 2016.

Referências

BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

CANDAU, J. Memoria e Identidade. São Paulo: Contexto, 2016.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2º ed. São Paulo: Centauro, 2009.

SELIGMANN-SILVA, M (org.). Apresentação da questão. In: SELIGMANN-SILVA, M. História, memória, Literatura: História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003. p. 45-89.

SEMPRUN, J. A escrita ou a vida. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

__________, J. The Art Of Ficcion n. 192. The Paris Review. Disponível em: http://www.theparisreview.org/interviews/5740/the-art-of-fiction-no-192-jorge-semprn. Acesso em: 29 mar. 2017.

TAVARES, F. Memórias do esquecimento. Porto Alegre: L&PM, 2012.

Downloads

Publicado

2017-08-01