A Representação da Cidade de Camapuã-MS no Poema "Torrão Amado" de Aparecido Alves Machado

Autores

Resumo

Este artigo visa identificar e analisar elementos que evidenciam a representação do espaço referente à cidade de Camapuã (Mato Grosso do Sul) no poema “Torrão amado”, da obra poética Cinderelas do Campo (1992), de Aparecido Alves Machado. O autor compõe um grupo de poetas camapuenses que, ao longo da década de noventa, produziram poemas e narrativas, sobretudo, a respeito da cidade de Camapuã-MS. A estética romântica e a relação com o espaço são aspectos patentes desse grupo. Portanto, a fim de compreender a elaboração do espaço na poética de Alves Machado, tomamos um percurso analítico dividido em três linhas principais: a literatura sul-mato-grossense, o romantismo e a configuração do espaço. Como suporte teórico, no que diz respeito à literatura sul-mato-grossense, elegemos Pontes (1981), Rosa e Nogueira (2011). Cademartori (1993) e Moisés (2012) compõem a fundamentação a respeito do Romantismo, tendo em visa o viés estético do poeta. Por fim, consideramos os estudos sobre a configuração do espaço, pautados principalmente pelas contribuições de Gaston Bachelard (2005) e Eric Dardel (2011).

Biografia do Autor

Erick Leite, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Língua Inglesa pela Faculdade da Região Serrana (FARESE). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).Tem experiência no Ensino Básico com as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. Atua como pesquisador na área de Literatura Brasileira. Tem interesse pelos seguintes temas e autores: Literatura Sul-mato-grossense, Literatura Camapuense, Relações Étnico-raciais , Romantismo, Aparecido Alves Machado, Monteiro Lobato.

Altamir Botoso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduações em Letras: Português e Inglês (1988), Português e Espanhol (1989), Português e Francês (1993), Português e Italiano (1995), todas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Letras [Assis] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Letras [Assis] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: O mundo alucinante, pós-modernismo, El mundo alucinante, romance histórico, romance picaresco, romance malandro, intertextualidade, literatura africana, hispânica e espanhola.

Downloads

Publicado

2021-04-30