A leitura de poesia para a formação humana na educação básica:

diálogos com o cancioneiro de Elomar

Autores

Resumo

O presente artigo investiga os diálogos entre a leitura de poesia em sala de aula e o cancioneiro de Elomar para uma formação humana e crítica de leitores na educação básica. Para tal, optamos, metodologicamente, pela pesquisa bibliográfica com viés qualitativo, ao cotejarmos escritos bakhtinianos e de autores que representam a sua crítica, além de textos teóricos sobre o gênero lírico, o poeta escolhido e, também, sobre a prática pedagógica de leitura de poemas na escola. O cotejo dos textos ocorreu tanto para a análise do corpus da pesquisa quanto para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de leitura de poesia no ensino médio, que foi alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin e o Círculo. Explanaremos a respeito de um possível caminho metodológico para subsidiar práticas literárias dialógicas na escola, com destaque à leitura do gênero lírico como um caminho potente para a formação crítica e para a humanização.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do ES

Doutora em Educação e Mestsre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doccente efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo, onde atua na graduação presencial  e a distância em Letras, bem como nos Mestrados Profissionais Profletras e PPGEH - Mestrado Profisssional em Ensino de Humanidades. Pesquisadora da área de literatura, linguagem, educação e formação docente.

Liliane Rodrigues de Albuquerque Alvim, Instituto Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2017), especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2012), graduada em Letras-Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2020), graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2009) e Ensino Médio em Magistério pela E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho (1996). Tem experiência em Administração, com ênfase em Recursos Humanos. Usuária avançada de tecnologia, é docente com experiência em desenvolvimento de objetos educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle e Classroom) para EaD (Educação a distância). Também tem experiência na docência de tecnologias educacionais no ensino infantil e superior.

 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Estudos Literários