Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Com edição quadrimestral, a Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vinculada aos programas de Pós-Graduação da FEAAC/UFC, publica artigos científicos inéditos em administração, economia, contabilidade e áreas afins.

Os artigos podem ser submetidos em portuguêsinglês ou espanhol. Devem utilizar nossos modelos (templates) abaixo e ser encaminhados para a Redação conforme nossas normas.

ATENÇÃO: se os artigos submetidos não se basearem em nossos modelos nem seguirem estritamente o padrão de formatação da revista, serão arquivados.

FORMATAÇÃO

Será feita no programa Microsoft Word para Windows, no formato .docx, e obedecerá, nos quatro (4) seguintes aspectos gerais, à norma ABNT NBR 14724/2011:

  • Folha: A4;
  • Margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12; e
  • Parágrafo: espaçamento anterior de 0 pontos; posterior de 6 pontos; alinhamento justificado; espaço entre linhas: 1,5.

Seguem os demais padrões formais.

TEXTO

  • Título: na primeira linha da primeira página, com letras maiúsculas (tamanho 15) e em negrito, em português, inglês e espanhol;
  • Resumo, Abstract e Resumen: abaixo do título e da área reservada aos editores, em português, em inglês e em espanhol, com 150 palavras no máximo, alinhamento justificado, contendo objetivo, método e conclusões;
  • Palavras-Chave, Keywords, Palabras clave: logo abaixo do resumo, com cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda; e
  • Artigo com no mínimo 15 laudas e no máximo 30 laudas, incluindo ilustrações e referências bibliográficas.

CITAÇÕES

Seguirão o sistema autor-data da norma ABNT NBR 10520/2002. Devem ser feitas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e, quando pertinente, página de publicação. Não fazer uso de notas de rodapé.

REFERÊNCIAS

Seguirão o sistema autor-data da norma ABNT NBR 10520/2002. Devem ter espaçamento simples entre linhas, ser separadas por duas linhas em branco e ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto.

ILUSTRAÇÕES, QUADROS E TABELAS

Seguirão a norma ABNT NBR 15724/2011. Características obrigatórias:

  • identificação na parte superior, contendo palavra designativa (tabela, quadro, figura, imagem, gráfico, desenho, esquema, fluxograma, fotografia, mapa, organograma, planta, retrato, dentre outros), seguida: de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos indo-arábicos; de travessão; e do respectivo título;
  • indicação da fonte na parte inferior, mesmo que seja dos próprios autores, em tamanho 10.

Legendas, notas e outras informações necessárias à compreensão (se houver) devem ser inseridas na parte inferior, em tamanho 10.

SUBMISSÃO

Os originais deverão ser carregados ON-LINE no sistema SEER da revista.

Os dados dos autores devem ser completamente preenchidos no sistema para gerar metados e permitir controles, em especial: e-mail, resumo da biografia, áreas de interesse, titulação e instituição.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". Ver, abaixo, condições 3 e 9.

  2. Caso tenham a submissão aceita, os autores se comprometerão a:

    a) ceder os direitos autorais, para publicação do artigo exclusiva e totalmente na Contextus, sem ônus para esta (ver abaixo seção "Declaração de Direito Autoral");

    b) fornecer os nomes de usuário (logins) de acesso a esta revista, juntamente com dados de identificação institucional, por meio do documento Folha de rosto, disponível on-line, pelo hyperlink aqui apresentado.

  3. Os autores devem informar se o artigo foi publicado em evento, nacional ou estrangeiro, e – quando for o caso – se foi premiado.

  4. Para garantir o estado da arte, os autores devem em seu referencial teórico priorizar referências de até 5 anos, extraídas de revistas científicas – nacionais e internacionais – qualificadas pelo Qualis da CAPES ou com índice de impacto JCR ou ISI.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares. Ver instruções do suporte técnico para o Office: Localizar e remover dados ocultos e informações pessoais com o Inspetor de documento.

  6. É permitido o número máximo de 4 autores por artigo.

  7. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida.

  8. Os autores com doutorado comprometem-se a integrar o banco de avaliadores científicos e, quando solicitados, revisar novos artigos submetidos à  revista. Esta é uma condição sine qua non para a publicação de seu próprio artigo, se aprovado no processo de avaliação. Ver condição 2, acima.

  9. As seguintes práticas são necessárias:

    - Todos os autores devem ter contribuído significativamente para a pesquisa;

    - Todos os autores são obrigados a fornecer retrações e correções de erros;

    - Os autores devem fornecer citações completas e corretas, lista de referências e os nomes das instituições que prestam apoio financeiro à pesquisa;

    - Proibido publicar mesma pesquisa completa ou parcialmente em mais de uma revista;

    - Proibidos o plágio e o autoplágio. Verificamos, com o uso licenciado de aplicativos com acesso à Internet, o grau de semelhança entre o artigo submetido e obras já publicadas.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores cedem os direitos autorais e concedem à revista Contextus o direito de publicação exclusiva e total do artigo.

O formulário em branco a ser preenchido e assinado por todos os autores quando da aceitação de seu artigo para publicação encontra-se disponível on-line, pelo hyperlink aqui apresentado. O preenchimento e o envio deverão ocorrer apenas por e-mail, após aprovação do artigo.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.