Bibliotecário de referência e tutoria em educação a distância on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67920.53-70

Palavras-chave:

Bibliotecário de Referência. Educação a Distância On-line. Tutoria.

Resumo

Introdução: Com o surgimento da pandemia da Covid-19 em 2020, o mundo teve que mudar hábitos para conter a doença, e um deles foi cumprir o isolamento social. Vários setores tiveram que usar a Internet, e a Educação foi um deles. Na cidade de Fortaleza, uma universidade pública, em caráter de urgência, promoveu oficinas para docentes e discentes monitores, com o intuito de eles planejarem suas aulas e produzirem seus materiais didáticos. Nestas oficinas, a presença de uma bibliotecária de referência colaborou com o processo de tutoria on-line. Metodologia: A partir da vivência de atuação bibliotecária em tutoria de EaD on-line foi adotada uma pesquisa bibliográfica e descritiva com cunho qualitativo, servindo de base para o relato de experiência. Resultados: Observou-se que o bibliotecário, na tutoria on-line, possui habilidades para desenvolver funções, como: orientações sobre fontes de informações, pesquisa, curadoria, entre outras. Conclusão: O bibliotecário de referência tem em sua formação competências e habilidades, seja para atuar presencialmente ou virtualmente, e, portanto, está apto para realizar a tutoria informacional em EaD on-line.

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Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Saúde (GETS), Grupo de Pesquisa coordenado pela Professora Dra. Andréa Soares Rocha da Silva e do Grupo de Pesquisa Representação da Informação (GPRI), liderado pelos Professores Doutores Virgínia Bentes Pinto e Heliomar Cavati Sobrinho. Temática de interesse de pesquisa: Relação entre Ciência da Informação: Tecnologias e Educação; Gestão da Informação; Atuação do Profissional Bibliotecário frente às Tecnologias. Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Presta consultoria na área de normalização bibliográfica e gestão da informação. Ministra aulas nos seguintes temas: educação, normalização bibliográfica, metodologia da pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas, gestão e comunicação. É membro do Conselho Editorial da Editora IMAC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa ?Competência e Mediação em Ambientes de Informação. Membra da Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho 'Informação, Educação e Trabalho' (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2017-2018. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência, Gestão, Recursos, Serviços de informação, Ensino de Biblioteconomia e Informação Científica e Tecnológica.

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela FACED/UFC (2009). Professora Associada I do Departamento de Fisioterapia, e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/UFC/RENASF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Coordenadora do Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS). Experiência em pesquisa na área de Educação a Distância e Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, avaliação, tecnologia educacional, sistemas de informação, software, informática em saúde e bases de dados.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

NÓBREGA, Paula Pinheiro da; FARIAS, Gabriela Belmont de; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Bibliotecário de referência e tutoria em educação a distância on-line. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 53–70, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67920.53-70. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67920. Acesso em: 28 mar. 2024.