Olhares e perspectivas de pesquisadores do grupo de trabalho 3 (GT-3) da ANCIB sobre bibliotecas escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89192.85-100

Palabras clave:

Biblioteca escolar; ENANCIB; GT3-ANCIB.

Resumen

Biblioteca escolar é tema de pesquisa presente em diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Ciência da Informação. Neste estudo objetivou-se identificar as produções científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), entre 2011 e 2021 que versam sobre o tema e a abordagem dada pelos pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT)3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Quanto a metodologia, este estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de nível descritivo, realizado em três etapas. Como resultados, obteve-se que: entre 2011 e 2021 foram apresentados 346 trabalhos   no âmbito do GT-3 e destes, apenas 12 tratam de bibliotecas escolares; estes foram produzidos por 21 autorias (autores e coautores) pertencentes a 5 Universidades brasileiras. Assim, conclui-se que: foram poucas publicações sobre bibliotecas escolares, diante da importância do tema e os pesquisadores estão concentrados em número reduzido de Universidades das Regiões Sul e Sudeste do País. No entanto, mesmo em pequena quantidade, constatou-se a relevância dessas publicações para ampliar as discussões e os diálogos em prol da construção de bibliotecas escolares capazes de efetivamente colaborar em ambientes educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henriette Ferreira Gomes, UFBA

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia na Área das Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no Biênio 2016-2018. Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho 3 da ANCIB (GT3 - Mediação, circulação e apropriação da informação) no Biênio 2021-2023. Membro docente do Conselho Fiscal da ANCIB no Biênio 2018-2020. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Chefe do Departamento de Documentação e Informação nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Coordenadora do PPGCI/UFBA nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Citas

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.

BORTOLIN, Sueli et al. Oralidade, Mediação da Informação e da Literatura na escola.
In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3013/1047. Acesso em: 09 maio 2022.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 64p.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte, MG. Anais [...] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 27 abr. 2022.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/ uploads/ 2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. ver. amp. São Paulo: Atlas, 2011.

PEREIRA Gleice; CAMPELLO, Bernadete Santos. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília, SP. Anais [...]. Marília: Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/ index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/160/669 Acesso em: 07 maio 2022.

ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recursos estratégicos para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

SALA, Fabiana; MILITÃO, Silvio César Nunes. O plano nacional do livro e leitura e suas contribuições para a biblioteca escolar: o caso do município de Anhumas-SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1324/1529. Acesso em: 04 maio 2022.

SILVA, Elisabete Costa da; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Formação continuada para o letramento informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/ index.php /enancib/2019/paper/viewPaper/756. Acesso em: 07 maio 2022.

VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, [s. l.], v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.puccampinas.edu.br /transinfo/ article/view/1670. Acesso em: 28 abr. 2022

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

MESQUITA, Denizete Lima de; FERREIRA GOMES, Henriette. Olhares e perspectivas de pesquisadores do grupo de trabalho 3 (GT-3) da ANCIB sobre bibliotecas escolares. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 85–100, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89192.85-100. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89192. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB