UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS DO IFTO – CAMPUS PALMAS

Autores

  • Anderson Rodrigo Piccini
  • Ana Maria Denardi
  • Gerson Pesente Focking

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i5.6642

Resumo

O grande avanço tecnológico associado ao barateamento dos equipamentos de informática proporcionou a oportunidade de ampliar os horizontes do ensino tradicional para além do espaço físico da sala de aula. Diante deste panorama, tornou-se necessário organizar novas experiências educacionais em que se introduzam tecnologias que possam ser utilizadas em processos cooperativos de aprendizagem, tornado-a mais significativa na medida em que maior for o grau de interação e comunicação entre os participantes do processo. A integração entre professor-aluno pode ser positivamente alterada pelo uso criativo dessas tecnologias, mas para que isso aconteça é importante haver incentivo e treinamento necessário, para que os professores passem pela experiência deste contato e tornem-se multiplicadores, expandindo essas experiências para seus alunos. Quanto maior o contato com a tecnologia por parte dos professores, maior será a incorporação de novos ambientes e a utilização de ferramentas virtuais como forma de ampliar positivamente o processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, é importante que esse aluno receba o direcionamento que lhe proporcione uma busca correta em razão da sua formação. Neste contexto, o professor deve apresentar-se como mediador e facilitador no processo de interação, propiciando momentos de construção coletiva.

Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Piccini

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) campus Palmas.

Ana Maria Denardi

Especialização em Engenharia do Produto e Design; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) campus Gurupi.

Gerson Pesente Focking

Mestre em Ciência da Computação; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) campus Palmas.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

PICCINI, Anderson Rodrigo; DENARDI, Ana Maria; FOCKING, Gerson Pesente. UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS DO IFTO – CAMPUS PALMAS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 116–133, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i5.6642. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6642. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos