MEDIDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM

Autores

  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i2.6650

Resumo

Trata de resultados de estudos e pesquisa realizados pelo Observatório de Gestão Escolar Democrática objetivando examinar como as medidas ditas democráticas estabelecidas a partir de 1988 foram incorporadas às escolas públicas de Belém que propiciaram algum rebatimento na gestão e no trabalho docente, tais como: eleições diretas para gestor escolar, criação de projeto político-pedagógico e conselhos escolares; hora pedagógica e programa dinheiro direto na escola – PPDE. A partir de uma metodologia quali-quantitativa, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, questionários, além da observação não-participante a um universo de 14 professores, 10 diretores, 10 funcionários, 10 pais de alunos e 10 alunos pertencentes aos Conselhos Escolares de 05 escolas municipais e 05 estaduais de ensino fundamental de Belém. Os principais impactos das políticas democratizantes na gestão e no trabalho docente revelados pela pesquisa ainda são tímidos, mas se fazem sentir não na direção esperada pelos idealizadores das políticas, refletidas na elevação considerável de atividades escolares, que os docentes precisam e devem cumprir, como: participação em muitas reuniões, o preenchimento de fichas avaliativas de alunos, integração com os pais, novas metodologias que precisam aplicar, sem conhecer direito seus fundamentos, dar conta de cada aluno individualmente, sem condições, já que as turmas continuam muito extensas.

Biografia do Autor

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – SP,  com PósDoutoramento na Universidade de Aveiro – Portugal e Professora Associada do Programa de Mestrado em Educação e da Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. MEDIDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS EM BELÉM. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 44–63, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i2.6650. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6650. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos