A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE SINDICATOS, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES

Autores

  • Helder Molina

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i8.6698

Resumo

Estas notas problematizam a contraditória e complexa relação dialética entre sindicatos, partidos, organização e consciência de classe. Coerente com o materialismo histórico e dialético, discutirmos que a ruptura estrutural de um modo de produção, não é meramente um evento político, mas um processo social, um movimento prático de transformação, através do qual os trabalhadores adquirem uma percepção de sua existência social, enquanto, ao mesmo tempo, nega e destrói o sistema de dominação.Isto não significa subestimar o papel desempenhado pela teoria mas, preferencialmente, significa coloca-la no devido lugar, A consciência de classe é, portanto, uma síntese, tirada da experiência pessoal adquirida no decorrer de uma prolongada luta, que criticamente revê todo o conhecimento previamente disponível. É indispensável, ao mesmo tempo, que os trabalhadores compreendem a essência da sociedade capitalista, as relações de exploração entres as classes sociais, e suas próprias tarefas históricas.

Biografia do Autor

Helder Molina

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ); Mestre em Educação (Faculdade de Educação – NEDDATE-UFF); Licenciado e Bacharel em História (Faculdade de História – ICHF/UFF). Professor da Faculdade de Educação da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Assessor de Formação Política e Planejamento de Gestão, Pesquisador e Educador Sindical.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

MOLINA, Helder. A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE SINDICATOS, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 64–76, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i8.6698. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6698. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos