O DESLOCAMENTO DA PEDAGOGIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • Thaís Cristina Figueiredo Rego

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9304

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar questões relativas ao deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalho, a partir da reestruturação produtiva acelerada na década de 90 do século XX. Além disso, pretende-se apontar os requisitos profissionais que passam a ser exigidos do trabalhador e que resultam na exigência de um novo perfil desse profissional. O referencial teórico proposto busca refletir como a formação profissional adapta-se às necessidades postas pela flexibilização do trabalho, articulando teoria e prática na formação do trabalhador para que este se torne polivalente, dominando um conjunto de conhecimentos e competências adaptandose à flexibilidade desejada pelo mercado de trabalho. Parte-se da premissa que as novas tecnologias organizacionais, baseadas nos critérios de flexibilidade e integração da produção, precisam de trabalhadores multifuncionais, capazes de manter altos níveis de produtividade, principalmente diante de situações que se modificam rapidamente. Enquanto o modelo de educação profissional baseado na qualificação forma para o desenvolvimento de um trabalho parcelado, com tarefas pré-determinadas o modelo baseado em competências propõe tornar as relações de trabalho, mas flexíveis e autônomas, devendo o trabalhador dominar o conhecimento de todo o processo de produção e não apenas das partes.

Biografia do Autor

Thaís Cristina Figueiredo Rego

Mestra em Educação da Univerisidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003) e pós-graduada lato sensu em Docência do Ensino Superior (FUNORTE) e Administração de Sistemas de Informação (UFLA).

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

REGO, Thaís Cristina Figueiredo. O DESLOCAMENTO DA PEDAGOGIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO MUNDO DO TRABALHO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 77–96, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9304. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9304. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos