Cultura Queer e LGBTfobia

poder, estética e comunicação

Autores

  • Maximiliano Oscar Zapata UFC/PPGCOM
  • Fábio Pezzi Parode Universidade Federal do Ceará
  • Agemir Bavaresco Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.83150

Resumo

O presente ensaio aborda, na perspectiva transdisciplinar, questões relativas a comunicação, cultura e estética. Tem como objetivo problematizar o discurso de gênero no campo dos mídia, destacando a representação dos LGBTQIA+, ressaltando questões acerca da conformação do poder em suas expressões políticas, religiosas e culturais. Busca-se identificar nos diferentes objetos de cultura selecionados, o discurso lgbtfóbico e suas violências contra as subjetividades e os corpos queer. Para tal empreendimento, utilizamos como objeto de análise e ponto de partida para a reflexão, a exposição Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, assim como, o Relatório: Observatório de mortes violentas de LGBTI+ no Brasil em 2020, realizado pelo Grupo Gay da Bahia e Acontece Arte e Política LGBTI+. Como estratégia metodológica, busca-se uma composição cartográfica teórico-crítica, a partir da filosofia foucaultiana e deleuze-guattariana, aproximando conceitos e imagens, buscando identificar os tensionamentos discursivos entre afirmação de subjetividades queer e uma possível censura, que, numa perspectiva ética, poderia, no limite, significar no nível simbólico ou incitar no nível físico o aniquilamento do outro enquanto corpo e existência sensível.

Biografia do Autor

Maximiliano Oscar Zapata, UFC/PPGCOM

Doutorando no programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará. Editor-Adjunto da Revista Passagens do PPGCOM/UFC.Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Possui mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020),.Fez iniciação científica nas áreas de filosofia e design estratégico. Participou como editor assistente do Periódico científico VERITAS, do PPG em Filosofia da PUCRS (2014-2019). Participa como parecerista em periódicos científicos. Dedica-se atualmente à pesquisa acerca de estudos Queer e Comunicação, Filosofia da Diferença e Grupos minoritários.

Fábio Pezzi Parode, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Estética por Paris 1, mestrado em Semiótica pela UNISINOS, bacharel em Comunicação pela PUCRS. Professor no PPGCom da UFC. 

Agemir Bavaresco, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne, 1997). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Pesquisa e intercâmbio interinstitucional. Desenvolvimento de Redes de pesquisa interdisciplinar e de cooperação e intercâmbio internacional. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Social e Filosofia Política Brasileira. Dedica-se a atualização do tema Contradições da Democracia e Opinião Pública.

Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Após cursar dois anos de Engenharia Eletrônica (Básico) na Escola Politécnica da FESP, fez graduação e mestrado em Teologia (Licence et Maîtrise en Théologie) na Faculté de Théologie Réformée d'Aix-en-Provence (1985, 1987), mestrado em Filosofia (Villanova University, 1990) e doutorado em Filosofia (Ph.D., 1994) pela State University of New York em Stony Brook. Tem pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), na University of Miami (2015, 2016), na London School of Economics e na Universität Kassel (2004-05, 2012), onde foi pesquisador bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Tem sido Pesquisador do CNPq desde 1995, e atuado como consultor ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERGS. Foi professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1994-99, e tem sido professor visitante na University of Toledo, Ohio (EUA), desde 2007-08. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador de área da Filosofia na CAPES (quadriênio 2018-22), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia (Instituto do Cérebro, InsCer), Editor da revista Veritas, membro do Comitê de Bioética Clínica e membro da comissão coordenadora do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, criado em 2009. Criou em 1999 a Sociedade Brasileira de Fenomenologia e foi Coordenador do PPG em Filosofia e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS, tendo atuado como membro do Comitê Assessor da Área Filosofia junto à CAPES (triênio 2004-06) e como parecerista e consultor editorial de vários periódicos especializados. Tem experiência nas áreas de Ética e Filosofia Política, atuando ainda nas áreas de hermenêutica, fenomenologia e idealismo alemão. Organizou 16 eventos internacionais e participou com apresentação de trabalho em mais de 60 eventos (sendo mais de 30 eventos internacionais). Orientou 18 estágios pós-doutorais, 32 dissertações de mestrado e 31 teses de doutorado (concluídas e publicamente defendidas). Publicou 5 livros como autor individual (monografias), co-organizou 11 volumes e tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, tais como Manuscrito, Deutsche Zeitschrift für Philosophie, Veritas, Filosofia Política, Dois Pontos, Civitas, New Nietzsche Studies, International Studies in Philosophy, Comparative and Continental Philosophy e Rivista Internazzionale di Filosofia del Diritto, e mais de 15 capítulos de livro em coletâneas publicadas pela Blackwell, Presses Universitaires de France, W. de Gruyter e editoras universitárias nacionais e estrangeiras.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

Zapata, M. O., Parode, F. P., Bavaresco, A., & Oliveira Junior, N. H. F. de. (2023). Cultura Queer e LGBTfobia: poder, estética e comunicação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(esp), 34–54. https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.83150

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer