O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento

Autores

  • Janailson Monteiro Clarindo Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Palavras-chave:

Grupo, Ferramenta Cultural, Mediação Simbólica

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janailson Monteiro Clarindo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Psicologia pela UFC

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da UFC.

Referências

Amado, G. & Guittet, A. (1978). A Dinâmica da Comunicação nos Grupos. Rio de Janeiro: Zahar.

Andrada, E. G. C. (2002). Possíveis Intervenções do Psicólogo Educacional: o grupo como espaço de mudanças educativas. Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 19, n. 3, p. 77-89.

Aubry, J. M. & Saint-Arnaud, Y. (1978). Dinâmica de Grupo. São Paulo: Ed. Loyola.

Baquero, R. (1998). Vygotsky e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.

Barros, R. B. (2009). Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina/Editora da UFRGS.

Castro, L. R. (2008). Conhecer, Transformar(-se) e Aprender: pesquisando com crianças e jovens. In L. R. Castro & V. L. Besset (Org.). Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ.

Chaves, A. J. F. (2004). Os Processos Grupais em Sala de Aula. Rev. Espaço Acadêmico. Franca: UNESP. Recuperado em 20 de fevereiro de 2012. http://www.franca.unesp.br/oep/Eixo%203%20%20Tema%203.pdf

Clarindo, J. M. (2012) O Grupo como Ferramenta de Mediação para O Processo de Construção do Conhecimento (Monografia de Graduação não-publicada). Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará.

Duarte, N. (1996). Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, (Coleção Polêmicas do nosso Tempo).

Fino, C. N. (2001). Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação. v. 14, n. 2. Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Kozulin, A. (1998). Instrumentos Psicológicos: la educación desde una perspectiva sociocultural. Barcelona: Paidós.

Meira, L.; Lerman, S. (2001). The Zone of Proximal Development as a Symbolic Space. Social Science Research Papers. Published by SouthBank University.

Morin, E. (2007a). Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina.

Morin, E. (2007b). O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina.

Rocha, M. L. & Aguiar, K. F. (2003). Pesquisa-Intervenção e A produção de Novas Análises. Psicologia Ciência e Profissão. n. 4, p. 64-73, ano 23. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia.

Schein, E. H. (1982). Psicologia Organizacional. Rio de Janeiro: Editora Prentice-Hall do Brasil.

Tudge, J. (1996). Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal e a colaboração entre pares: implicações pedagógicas para a prática em sala de aula. In L. C. Moll. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica (pp. 156-174). Porto Alegre: Artes Médicas.

Vigotski, L. S. (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2007). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2008). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. & Luria, A. R. (1996). Estudos sobre A História do Comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

Wertsch, J. V. (1998). La Mente en Acción. Aique Grupo Editor S.A.

Recebido em 20 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 12 de julho de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Clarindo, J. M., & Colaço, V. de F. R. (2014). O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista De Psicologia, 5(2), 85–95. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1478

Edição

Seção

Artigos