O funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação

  • Amanda Antunes Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Psicologia Escolar, projeto político pedagógico, educação especial.

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola constrói-se a partir da reflexão sobre as suas finalidades, bem como explana o seu papel social e define caminhos e ações a serem compreendidos na dinâmica escolar. Reunindo crenças, conhecimentos sobre o contexto social e científico, o PPP constitui-se como um compromisso pedagógico e político para com a sociedade. O presente estudo objetiva refletir sobre o papel do PPP na construção do campo de atuação da Psicologia Escolar, denotando a mediação necessária entre a proposta pedagógica da escola e atuação do Psicólogo. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de um trabalho realizado na disciplina Psicologia Escolar/Educacional II, que consistiu em visita e entrevistas em uma escola estadual de educação para surdos, localizada na cidade de Fortaleza/CE. A metodologia de perspectiva qualitativa pautou-se em revisão bibliográfica, observação da escola e entrevista com alguns profissionais da instituição. Foi possível compreender as formas que a educação especial potencializa o desenvolvimento de alunos com surdez, assim como avaliar a relevância da Psicologia Escolar nesse contexto. Tal experiência apresentou-se como uma oportunidade de refletir sobre a relação entre a psicologia e a educação, analisando os padrões educacionais vigentes, possibilitando outro olhar crítico sobre eles.

Biografia do Autor

Amanda Antunes Miranda, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFC.
Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFC.
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (UB/ ES). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação Brasileira.  Membro do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança - NUCEPEC/UFC e do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Identidade e Discurso nas Práticas Educativas - LUDICE/UFC. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Práticas Culturais e Cidadania.
Publicado
2016-07-30
Como Citar
Miranda, A. A., de Vasconcelos, C. M. G., & Colaço, V. de F. R. (2016). O funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação. Revista De Psicologia, 7(1), 73-80. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3674
Seção
Artigos