Um olhar para as circunstâncias do trabalho docente geradoras de fragilidade / The view for circumstances of teacher work that generate fragility

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.4

Resumo

O trabalho é fundamental na vida das pessoas e muitas atividades de trabalho podem provocar estresse. O estresse que os professores vivenciam reflete na saúde física e mental. Neste sentido a presente pesquisa buscou investigar o quanto as condições de trabalho indicam desgaste mental na categoria profissional docente na cidade de Parnaíba-PI. O estudo foi composto por 22 professores do ensino fundamental e médio, todos com idades acima de 18 anos, os participantes têm faixa etária entre 24 e 50 anos, maioria do sexo feminino. O instrumento utilizado foi a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho – EVENT, a análise dos resultados foi realizada de acordo com as indicações de Sisto, Baptista, Noronha e Santos (2007). As classificações em Estresse dos professores entrevistados pontuaram como Inferior (13), Médio Inferior (3), Médio (1) e Médio Superior (5), demonstrando que os profissionais obtiveram pontuação baixa nos indicadores de vulnerabilidade ao estresse.

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Biografia do Autor

Wesley Rodrigues da Costa, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo pela Universidade Federal do Piauí, membro do Grupo de Pesquisa em Análise Psicossocial do Trabalho e das Organizações.

Raquel Pereira Belo, Universidade Federal do Piauí

Professora Associado 1 da Universidade Federal do Piauí nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Análise Psicossocial do Trabalho e das Organizações.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Costa, W. R. da, & Belo, R. P. (2020). Um olhar para as circunstâncias do trabalho docente geradoras de fragilidade / The view for circumstances of teacher work that generate fragility. Revista De Psicologia, 11(1), 51–65. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.4

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa