O estudo da linguagem: considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner

Autores

  • Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes Universidade Federal de São Carlos
  • Janaína de Fátima Castro-Caneguim Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Linguagem, Comportamento verbal, Bruner, Skinner, Pragmática

Resumo

Sabendo-se da importância do desenvolvimento da linguagem para a evolução global do indivíduo e que teóricos como Jerome Bruner e Burrhus Frederic Skinner trouxeram contribuições relevantes para o estudo da linguagem, este artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão das obras desses autores, no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, apresentando possíveis pontos de divergência e de convergência entre eles. Para isso, obras clássicas de Bruner e Skinner sobre o desenvolvimento da linguagem são analisadas, assim como alguns artigos que discutem pontos importantes sobre essa temática. Pontos de divergência são encontrados nas teorias de Bruner e Skinner, tais como a diferença nos termos usados por esses autores para se referirem ao que comumente chama-se de linguagem, assim como o fato de dados de observação sistemática serem utilizados por Bruner em sua obra clássica sobre linguagem, característica não encontrada no livro clássico de Skinner sobre comportamento verbal. No entanto, nota-se, também, pontos de convergência nas obras desses autores, como por exemplo, o aspecto pragmatista da linguagem apontado por ambos, assim como a importância do adulto e da cultura para que a criança desenvolva a linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP, campus Bauru-SP. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, Brasil, bolsista FAPESP.

Janaína de Fátima Castro-Caneguim, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga pela UNESP, campus Bauru-SP, Mestre em Educação Escolar pela UNESP, campus Araraquara-SP. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, Brasil.

Downloads

Como Citar

Nunes, C. O. A. T., & Castro-Caneguim, J. de F. (2013). O estudo da linguagem: considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner. Revista De Psicologia, 4(1), 112–119. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/795

Edição

Seção

Artigos