Experiências formativas de migrantes guineenses na Universidade Federal do Ceará: análise fenomenológica // Formative experiences of Guinean migrants at the Federal University of Ceará: phenomenological analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023011

Palavras-chave:

Formação prossional, Migração humana, Processos Sociais, Psicologia fenomenológica, universidades

Resumo

Objetivamos compreender os sentidos da experiência formativa de migrantes guineenses na Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente, problematizamos as causas da migração e suas consequências psicológicas. Apresentamos uma fundamentação teórica sobre o fenômeno da migração. Expomos o panorama de Guiné-Bissau e os fatores que levam guineenses a migrarem para estudar na UFC. Empregamos um roteiro semi-estruturado de entrevista com quatro estudantes guineenses e analisamos suas experiências segundo uma metodologia fenomenológica empírica. Estabelecemos e discutimos os seguintes eixos temáticos: diferenças educacionais entre Brasil e Guiné-Bissau; dificuldades financeiras e adaptativas; aprendizagens interculturais. As experiências abordadas tratam não somente de uma formação acadêmico-profissional, mas de uma identidade cultural Guiné-Brasil. Assim como os estudantes guineenses estão se trans-formando, a partir de uma abertura ao Brasil, via universidade, é preciso que o movimento seja bilateralmente retroalimentado. Historicamente, o que antes era o fado incerto para escravos, deve-se firmar com o futuro promissor para aqueles estudantes compromissados em (re)construir um país melhor, seja ele Guiné-Bissau ou o Brasil.

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Biografia do Autor

Fidelia Martinho Infolna Ié, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista. 

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Wikipédia. Guiné-Bissau. Recuperado em 07 de Julho de 2022, de https://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-Bissau

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Martinho Infolna Ié, F., & Coelho Castelo Branco, P. . (2023). Experiências formativas de migrantes guineenses na Universidade Federal do Ceará: análise fenomenológica // Formative experiences of Guinean migrants at the Federal University of Ceará: phenomenological analysis. Revista De Psicologia, 14, e023011. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023011