Sofrimento de professores de Instituições de Ensino Superior: um afeto de dimensão ético-política // Suffering of teachers at Higher Education Institutions: an affect with an ethical-political dimension

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024005

Palavras-chave:

Sofrimento ético-político; professor; ensino superior.

Resumo

Ainda é comum, tanto nas produções científicas quanto no imaginário das pessoas, a perspectiva segundo a qual os sofrimentos e adoecimentos dos professores são decorrentes de uma fragilidade desses profissionais frente às demandas da docência. Considerando que é necessário superar esse olhar que, em alguma medida, expressa uma culpabilização dos próprios docentes pelas dores que lhes acometem, o presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a dimensão ético-política do sofrimento de professores de Instituições de Ensino Superior (IES). Tomando como referência, principalmente, os estudos de Sawaia (2006, 2014), observa-se que o aprofundamento das políticas neoliberais no campo da educação produz mecanismos opressores que geram sofrimento, medo e humilhação, precarizam a subjetividade docente, deixando esses profissionais vulneráveis aos processos de adoecimento.  Haja haja vista se tratar de afetos resultantes das implicações do neoliberalismo no contexto da IES, as dores que atravessam os professores em sua atividade docente devem ser caracterizadas como sofrimento ético-político. Como contribuição, este ensaio busca reforçar a compreensão segundo a qual, embora sentido pelo professor, o sofrimento decorrente do trabalho docente é um afeto socio-historicamente situado, produzido a partir das relações de dominação características da racionalidade neoliberal, portanto, não tem sua gênese no sujeito que sofre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcides Hellen Ferreira Landim Barreto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Psicologia aplicada à educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio.

Sra. Zulmira Bomfim, Universidade Federal do Ceará

Professora do departamento de psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil, psicóloga, doutora em psicologia, mestra em psicologia.

Referências

Aquino, Cássio Adriano Braz de; Moita, Dimitri Smpaio; Correa, Guto Mariano; & Souza, Karlinne Oliveira. (2014). O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos. Athenea Digital: revista de pensamiento e investigación social, 14(1),173-193. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=53730481008
Barreto, Elcides Hellen Ferreira Landim & Bomfim, Zulmira Áurea Cruz. Estima de lugar de professores de Instituições de Ensino Superior privadas do interior do Brasil. Psicología, conocimiento y sociedad. 13(2), 29-49. Recuperado de http://www.scielo.edu.uy/pdf/pcs/v13n2/1688-7026-pcs-13-02-21.pdf
Bertini, F. M. A. (2014). Sofrimento ético-político: uma análise do estado da arte. Psicologia e Sociedade, 26 (esp. 2), 60-69.
Campos, E. V., Carvalho, A. M. A., & de Souza, A. S. (2021). Adoecimento docente de uma instituição pública federal de ensino superior: uma análise dos atestados médicos de saúde. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(7), 1-14
Castro, F. G. (2022). Da precarização subjetiva à ditadura da forma: notas para uma psicologia crítica do trabalho. In: F., Castro, & J., Ferreira, J. (orgs.). Neoliberalismo, trabalho e precariedade subjetiva. Porto Alegre, RS: Editora Fi.
Costa, S. de S. G.. (2005). De fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). Educação & Sociedade, 26(93), 1257–1272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400009
Dias, M. D. A. (2014). Jovens trabalhadoras e o sofrimento ético-político. Psicologia e Sociedade, 26 (esp. 2), 93-102.
Fares, Lygia Sabbag; Oliveira, Ana Luíza Matos; Rolim, Lílian Nogueira. 2021. Gênero, trabalho remoto e trabalho reprodutivo não remunerado no Brasil durante a pandemia de covid-19. IPEA – Instituto de pesquisa econômica aplicada. Mercado de Trabalho, 72. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bmt72/nt2
Fernandes, A. P., Marinho, P. R. R., & Schmidt, M. L. G. (2022). Saúde mental dos professores de ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Cocar, 16(34).
Galindo, M. C. T.; Maciel, R. H. M. O.; Matos, T. G. R.; Viana Filho, M. V. C.; Vale, S. F. & Silva, R. (2020). Prazer e sofrimento no trabalho docente em uma instituição de ensino superior. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 13(3), 1-16. https://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15215
Gerheim, M. S. (2022). Gerencialismo e precariedade subjetiva: o trabalho do professor no setor privado. In: F., Castro, F., & J. Ferreira, J. (orgs.). Neoliberalismo, trabalho e precariedade subjetiva. Porto Alegre, RS: Editora Fi.
Guimarães, C. C., Pontes, L. D., Silva, F. R., & Nunes, I. F. R. (2019). A (Há) saúde mental do professor de psicologia. Trabalho (En) Cena, 4(2), 409-429.
Han, B. C. (2019). Sociedade do cansaço. (2 ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.
Heller, A. (1999). Teoria de los sentimientos. Mexico: Ediciones Coyoacán, S. A. de C. V.
Hinkel, Jailson; Maheirie, Kátia. (2007). RAP – Rima Afetivas da Periferia: reflexões na perspectiva sócio-histórica. Psicologia & Sociedade. 19 [edição especial 2], p. 90-99.
Laval, C. (2004). A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta.
Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017. (2017). Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm
Lei n. 13.874, de 20 de setembro de 2019. (2019). Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13874.htm
Martins, A. A. V. & Honório, L. (2014). C. Prazer e sofrimento docente em uma instituição de ensino superior privada em Minas Gerais. Organizações & Sociedade, 21(68), 835-851. https://doi.org/10.1590/S198492302014000100005.
Medida Provisória n. 927, de 22 de março de 2020. (2020). Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-927-de-22-de-marco-de-2020-249098775
PEC, Proposta de Emenda à Constituição. PEC 32/2020. (2020). Altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Brasília, DF. Recuperado de https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1928147
Sader, E. (2011). Conferência de abertura do V seminário nacional psicologia e políticas públicas: subjetividade, cidadania e políticas públicas. Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP.
Safatle, V., Silva Jr., Dunker, C. (orgs.) (2021). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica.
Santos, B. S. (2020). A universidade pós-pandêmica. In Outras Palavras [blog jornalístico], Recuperado de https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/boaventura-a-universidade-pos-pandemica/
Sawaia, B. B (2006). Dimensão éticoafetiva do adoecer da classe trabalhadora. In. Lane, S. T. M. & Sawaia, B. B. (orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, Educ.
Sawaia, B. B (2009). Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade [online]. 21(3), 364-372. Recuperado de https://www.scielo.br/j/psoc/a/SNXmnP85p4XsKmsrWgbgtpr/?lang=pt
Sawaia, B. B (2014). Sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In B. B., Sawaia(org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. (14 ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.
Silva, A. A., de Oliveira, V. M., & Carvalho, E. A. R. (2020). Psiquiatrialização da educação superior: regular as emoções para que atendam às exigências da produtividade acadêmica. Brazilian Journal of Development, 6(12), 104307-104321.
Silva, A. A., Oliveira, V. M., & Carvalho, E. A. R. (2020). Psiquiatrialização da educação superior: regular as emoções para que atendam às exigências da produtividade acadêmica. Brazilian Journal of Development, 6(12), 104307-104321. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27775/21977
Silva, Matheus Castro da (2015). A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: marxismo e educação em debate, 7(2), 263–272. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13676
Spinoza, B. (2014). Ética. (2 ed.) Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Vivian, C., Trindade, L. de L., Rezer, R., Vendruscolo, C., & Rodrigues Junior, S. A. (2019). Estratégias de defesa contra o sofrimento no trabalho de docentes da pós-graduação stricto sensu. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 22(2), 217-234. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p217-234
Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. (7 ed.) São Paulo: Martins Fontes.

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Ferreira Landim Barreto, E. H., & Bomfim, Z. Áurea. (2024). Sofrimento de professores de Instituições de Ensino Superior: um afeto de dimensão ético-política // Suffering of teachers at Higher Education Institutions: an affect with an ethical-political dimension. Revista De Psicologia, 15, e024005. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024005