Intervenção em funções executivas pró-habilidades de resolução de problemas matemáticos para Ensino Médio // Intervention in executive functions for mathematical problem solving skills for Middle School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024010

Palavras-chave:

matemática, funções executivas, ensino médio, resolução de problemas

Resumo

O sucesso acadêmico está intrinsecamente ligado a capacidade dos alunos em realizar tarefas fundamentais relacionadas às funções executivas (FE). Porém, essas habilidades não são ensinadas sistematicamente nas escolas e raramente são o foco do currículo. Frente a isso,  objetivo desse estudo foi desenvolver um módulo dedicado ao ensinamento de estratégias de FE voltadas para a resolução de problemas matemáticos. Esta iniciativa faz parte do Programa de Intervenção em FE pró-aprendizagem acadêmica (πFex-Academics EM), estudantes do Ensino Médio. A pesquisa seguiu cinco etapas: revisão da literatura, construção do módulo, análise de juízes especialistas, estudo piloto e integração dos resultados. O desenvolvimento do módulo contou com a participação de especialistas em neuropsicologia e matemática, além de avaliação por professores de matemática e neuropsicólogos. Verificou-se índices de validade e concordância satisfatórios e excelentes, o que evidencia que o módulo apresenta evidências de validade de conteúdo tanto para cada uma das atividades, como para o módulo como um todo. O estudo piloto revelou boa compreensão das atividades pelos alunos, indicando potencial para motivação e uso efetivo da estratégia proposta. Esse módulo representa uma ferramenta promissora para estimular funções executivas e habilidades matemáticas em adolescentes, com implicações significativas para o campo da intervenção neuropsicológica escolar.

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Biografia do Autor

Luana Steffen, Universidade Feevale

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Feevale. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência (ELO) e em Neuropsicologia (em andamento - CBI of Miami). Pós graduada em Intervenções Familiares (ELO). Atua na área clínica como psicóloga e com avaliação/intervenção neuropsicológica. É professora convidada em cursos de pós graduação sobre Terapia Cognitivo Comportamental e Neuropsicologia.

Yasmini Spindler Sperafico, Universidade Feevale

Psicopedagoga, Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Matemática pela UNiSINOS,.Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Atua na área clínica como psicopedagoga e atua como professora convidada de cursos de Pós-graduação nas áreas de Psicopedagoga, Neuropsicopedagogia e Educação.

Natália Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora, com pós-doutorado, em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação - CpE. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Caroline de Oliveira Cardoso, Universidade Feevale

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre, Doutora em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS. Especialista em Neuropsicologia pela PROJECTO. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale. Coordenadroa do Laboratório de Intervenção e Pesquisa em Neuropsicologia Escolar e do Desenvolvimento (LAPINED) .Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação - CpE.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Steffen, L., Spindler Sperafico, Y., Martins Dias, N., & de Oliveira Cardoso, C. (2024). Intervenção em funções executivas pró-habilidades de resolução de problemas matemáticos para Ensino Médio // Intervention in executive functions for mathematical problem solving skills for Middle School. Revista De Psicologia, 15, e024010. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024010