Docência na área da saúde em tempo de pandemia por coronavírus

relato de experiência

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Mots-clés :

Educação, Pandemia, Infecções por coronavirus

Résumé

Introdução: a pandemia traz um desafio extra que é a continuidade da educação sendo mobilizada pelas transformações atuais do mundo contemporâneo e globalizado. Objetivo: descrever as experiências vivenciadas por profissionais de ensino superior de cursos de saúde mediante a crise pandêmica.  Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre o novo modelo de aula proposta pelas instituições de ensino superior, no processo de continuidade das atividades letivas da graduação e da pós-graduação na área da saúde, em um Centro Universitário do município de Aracaju, favorecendo os meios, as tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do coronavírus. Resultados: descreveu-se a experiência com os processos de trabalho inovados, utilização da plataforma Teams como ferramenta de trabalho, desafios e potencialidades vivenciados, assim como alguns aspectos relacionados à saúde mental dos docentes durante a pandemia. Embora o advento do Covid-19 tenha exigido que os professores de enfermagem fossem inovadores, flexíveis e ágeis, houve desafios.  Conclusão: Faz-se necessário promover a (re) invenção da profissão docente e da educação de ensino superior em meio à adversidade dos dias atuais. Habilidades essenciais para educadores de enfermagem, como ensino on-line, são geralmente necessárias durante eventos de crise.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Fátima Souza Melo de Andrade, Centro Universitário da Estácio de Sergipe

Mestre em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes. Docente de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário da Estácio de Sergipe. 

Gabrielle Gomes Fonseca, Centro Universitário da Estácio de Sergipe

Mestre em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes. Docente de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário da Estácio de Sergipe. 

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Publiée

2023-09-11