Avaliação Preliminar da Recomendação das Ofertas da UNA-SUS a Terceiros

Auteurs

Mots-clés :

Avaliação, Educação Permanente, Idoso

Résumé

Introdução: A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) oferta diversos programas em Educação Permanente em saúde. Ao final de cada microcurso, uma enquete é disponibilizada ao usuário visando obter suas percepções sobre a oferta. O item relacionado a recomendação de um microcurso a terceiros é uma forma de avaliar a satisfação deste usuário. Portanto, entender fatores que impactam esta variável pode gerar insights para futuras ofertas da UNA-SUS. Objetivo: Investigar fatores que influenciam na recomendação de cursos da UNA-SUS feita por usuários, a partir das enquetes de conclusão. Métodos: Foram consideradas as ofertas do período de 2020 a 2021.  Participaram deste estudo 150.000 respostas das enquetes dos concluintes do Programa de formação em Saúde da Pessoa Idosa. Uma regressão robusta de Poisson foi computada. Resultados: Observou-se redução da prevalência em recomendar cursos da UNA-SUS a terceiros com as variáveis: atividades de trabalho comprometeram a participação, dificuldade em navegar em ambiente do curso; adequação do conteúdo as expectativas de aprendizagem; e forma de apresentação do conteúdo. As mulheres tiveram mais chances em recomendar os microcursos em relação aos homens. Conclusão: Espera-se em futuras pesquisas a adoção desta metodologia em outros programas da UNA-SUS visando a promoção de insights a futuras ofertas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jonatas Reis Bessa, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Doutor em Psicologia (UFBA). Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Henrique Pereira Alves , Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS).

Especialista em Análise de Dados. Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS).

Alysson Feliciano Lemos , Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Mestre em Engenharia Agrícola (UFV). Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS).

Jaime Ribeiro-Filho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutor em Biologia Celular e Molecular (IOC/FIOCRUZ). Fundação Oswaldo Cruz (Ceará).

Kellen Cristina da Silva Gasque, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Doutora em Odontologia (USP). Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS).

Références

1. Lemes Rojas FL, Terezinha Kehrig R, Carvalho Leitão Biato E, et al. Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde. Journal Health NPEPS; 4. Epub ahead of print 2019. DOI: 10.30681/252610103730.
2. Gasque KC da S, Bessa JRC, Rodrigues MMDS, et al. Ofertas de qualificação à força de trabalho da saúde brasileira durante a pandemia de COVID-19. Rev Saúde Digital Tec Educ 2022; 1–18.
3. Farias WD de, Oliveira JM de, Bessa JRDC, et al. Adesão dos trabalhadores da odontologia em ofertas de educação permanente sobre covid-19 oferecidos pelo sistema UNA-SUS: um estudo transversal. Rev Saúde Digital Tec Educ 2022; 34–46.
4. Ferreira DD, Colussi CF, Gasque KC da S, et al. Educação Permanente em Saúde no SUS: evasão em um programa de qualificação profissional a distância em atenção domiciliar. Saúde & Transformação Social 2022; 13: 19–30.
5. Ministério da Educação. Portaria Interministerial no 10, de 11 de julho de 2013. Regulamenta o Decreto no 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema da Universidade Aberta do Sistema Unico de Saúde (UNA-SUS). Brasília, 2013.
6. Savassi LCM, Paula HC de, Figueiredo AM de, et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais; 4.
7. Savassi LCM, Mota LG, Oliveira V de A, et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em Saúde da pessoa Idosa da secretaria Executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais; 4.
8. Gasque KC da S, Bessa JR, Caldeira FI, et al. Investigação da motivação em qualificação profissional dos usuários em realizar cursos da UNA-SUS sobre temáticas associadas à Saúde Integral do Idoso. Saúde & Transformação Social 2022; 13: 94–104.
9. Vendruscolo C, Trindade L de L, Metelski FK, et al. Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família. Escola Anna Nery; 24. Epub ahead of print 2020. DOI: 10.1590/2177-9465-ean-2019-0273.
10. Gonçalves CB, Pinto IC de M, França T, et al. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde em Debate; 43. Epub ahead of print 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019s101.
11. Silva JB da. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development 2020; 9: e09932803.
12. Pereira AMF, Fernandes SCS, Bittencourt II, et al. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. Educação e Pesquisa; 48. Epub ahead of print 2022. DOI: 10.1590/s1678-4634202248237870por.
13. Green JA. Too many zeros and/or highly skewed? A tutorial on modelling health behaviour as count data with Poisson and negative binomial regression. Health Psychol Behav Med 2021; 9: 436–455.
14. Hutchinson MK, Holtman MC. Analysis of count data using Poisson regression. Res Nurs Health 2005; 28: 408–418.

Téléchargements

Publiée

2023-03-30