FÁBULAS FABULOSAS: DENÚNCIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA
Resumo
“Pelas mãos” do sujeito-autor Millôr Fernandes, as fábulas clássicas transitam por outros gêneros, são parodiadas, carnavalizadas, postas às avessas, transfigurando-se em fábulas fabulosas, um “outro gênero” em que a ironia, a sátira e a paródia fazem sítio. Estas estratégias irreverentes do dizer abrigam, nesses enunciados, um universo de vozes sociais que só se deixam entrever no diálogo com as condições de produção, com o contexto sócio-histó- rico-ideológico. Com o auxílio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, procuramos identificar nessas fábulas fabulosas cicatrizes denunciadoras de sua identidade de pequenos repositórios de sabedoria que transitam entre a moral e a denúncia, entre as técnicas de si e as estratégias de resistência. Nossa pesquisa visa, ainda, evidenciar, nessas irreverentes e satíricas historietas, jogos de verdade, que materializados a cada novo acontecimento, na atualização da memória discursiva, domínios do intradiscurso, transformam-nas em argutas denúncias da história brasileira, conduzindo-as, pois, do gênero fá- bula fabulosa ao gênero monumento histórico. Palavras-chave: memória, técnicas de si, estratégias de resistênciaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, Maria Angélica de; LUCENA, Ivone Tavares de. FÁBULAS FABULOSAS: DENÚNCIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2310. Acesso em: 1 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).