Nettoyer l’Esprit: o expurgo das crenças preconcebidas em Montaigne, Charron e Descartes

Autores

Palavras-chave:

Nettoyer l’esprit. Montaigne. Charron. Descartes. Modernidade. Ceticismo.

Resumo

A noção cética de nettoyer l’esprit, empregada por Pierre Charron e presente, em outros termos, nas obras de Montaigne e Descartes, é um conceito central para o pensamento moderno, no contexto de discussão da busca pela sabedoria, da fundamentação do conhecimento, da demarcação dos limites da razão e do estabelecimento de uma conduta humana livre e ética. Além de ser empregada como uma forma de evitar o erro, a ideia é vista como um método para livrar a mente de dogmas e preconceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima de Oliveira, PUC-RIO

Doutora em Filosofia, com pesquisa concentrada na área de Crítica Cultural, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestra em Filosofia Moderna e Licenciada em Filosofia, com especialização em Cultura Clássica Greco-Latina, pela mesma universidade. Realizou parte do Mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com fomento do CNPq, vinculada às instituições como aluna e pesquisadora visitante. Foi pesquisadora de Iniciação à Docência (2012-2013) pelo PIBID (Programa do Ministério da Educação, financiado pela CAPES, que investe na formação e no aperfeiçoamento de futuros docentes da Educação Básica brasileira). Tem experiência como professora, pesquisadora, tradutora e editora da área de Filosofia, com trabalhos em dois eixos principais: I. História da Filosofia (Filosofia Moderna, Século XVII, Pascal, Montaigne, Ceticismo e Relativismo Cultural) e II. Crítica Cultural (Crítica da Cultura no Brasil,  Pensamento afro-brasileiro, Carolina Maria de Jesus, Literatura, Arte e Cultura).

Referências

BLUCHE, F. Dictionnaire du Grand Siècle. Paris: Fayard, 2005.

CHARRON, P. De la Sagesse (trois livres). T. I e II, Paris: Rapilly, Passage des Panoramas, 1827.

CHARRON, P. Pequeno tratado de Sabedoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

DESCARTES, R. Œuvres de Descartes. Publiées par Charles Adam e Paul Tannery. T. VI e VII. Paris: L. Cerf/Vrin, 1902, 1957.

LA MOTHE LE VAYER, F. Diálogo sobre o tema da divindade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MONTAIGNE, M. Ensaios (livros I, II e III). São Paulo: Martins Fontes, 2000, 2001, 2002.

MONTAIGNE, M. Essais. Paris: Presses Universitaires de France, 2004.

NICOT, J. Thresor de la langue française, 1606.

POPKIN, R. H. Charron and Descartes: The Fruits of Systematic Doubt. The Journal of Philosophy, v. 51, n. 25, p. 831-837, 1954.

SODRÉ, M. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Oliveira, C. L. de. (2025). Nettoyer l’Esprit: o expurgo das crenças preconcebidas em Montaigne, Charron e Descartes . Argumentos - Revista De Filosofia, 17(2). Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/95586

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.