Eficiência e inovação na administração pública utilizando chatbots com Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/contextus.2025.94868

Palavras-chave:

chatbots; inteligência artificial; administração pública; inovação; automação.

Resumo

Contextualização: O artigo explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) na administração pública, com foco no uso de chatbots como ferramentas para melhorar processos e inovar na prestação de serviços. O estudo foi realizado para analisar como a IA pode ser aplicada na gestão de dúvidas administrativas, destacando os benefícios e desafios dessa abordagem.

Objetivo: Avaliar a percepção dos usuários quanto à contribuição de um chatbot baseado em Inteligência Artificial para o esclarecimento de dúvidas e o apoio informacional nos processos administrativos de contratação envolvendo fundações de apoio na Universidade Federal do Espírito Santo.

Método: Um teste piloto foi conduzido com o chatbot utilizando dados de interações reais de usuários da UFES. Foram avaliados indicadores de satisfação, incluindo o tempo de resposta e a relevância das informações fornecidas.

Resultados: 88,9% dos usuários classificaram o tempo de resposta como satisfatório, e 83,3% relataram uma experiência geral positiva. O chatbot demonstrou potencial para reduzir burocracias e facilitar a comunicação entre cidadãos e instituições públicas.

Conclusões: O uso de IA, como no caso do chatbot da UFES, pode contribuir para modernizar a gestão pública. No entanto, melhorias como a expansão da base de conhecimento e ajustes técnicos são necessárias. A pesquisa aponta que soluções baseadas em IA, com adequações, têm o potencial de apoiar iniciativas de transformação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Werlen Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciências em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

Adamopoulou, E., & Moussiades, L. (2020a). An overview of chatbot technology (p. 373–383). https://doi.org/10.1007/978-3-030-49186-4_31

Adamopoulou, E., & Moussiades, L. (2020b). Chatbots: History, technology, and applications. Machine Learning with Applications, 2, 100006. https://doi.org/10.1016/j.mlwa.2020.100006

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo (Ed. rev. e actual). Edições 70.

Buchanan, B. G. (2005). A (Very) Brief History of Artificial Intelligence. AI Magazine, 26, 53-60. https://doi.org/10.1609/aimag.v26i4.1848

Chen, T., Gascó-Hernandez, M., & Esteve, M. (2024). The adoption and implementation of artificial intelligence chatbots in public organizations: Evidence from U.S. State Governments. The American Review of Public Administration, 54(3), 255–270. https://doi.org/10.1177/02750740231200522

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (2o ed). Artmed.

Damaceno, S. S., & Vasconcelos, R. O. (2018). Inteligência Artificial: Uma breve abordagem sobre seu conceito real e o conhecimento popular. Ciências Exatas e Tecnológicas, 05(1), 11–16.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319. https://doi.org/10.2307/249008

DeLone, W. H., & McLean, E. R. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A ten-year update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9–30. https://doi.org/10.1080/07421222.2003.11045748

Denzin, N. K. (1978). The research act: A theoretical introduction to sociological methods. McGraw-Hill.

Hall, R. W. (2021). Creating the innovative university. Technology and Innovation, 21(4), 1–14. https://doi.org/10.21300/21.4.2020.3

Ismail, A. R. A., Fujita, S., Sakamoto, K., Takahashi, H., & Panessai, I. Y. (2024). Emerging trends and challenges in chatbot technology: A japanese industry perspective. International Journal of Recent Technology and Applied Science (IJORTAS), 6(1), 46–60. https://doi.org/10.36079/lamintang.ijortas-0601.708

Kale, N. (2024). Chatbot Architecture based on NLP Techniques. International Journal of Scientific Research in Engineering and Management, 8(06), 1–5. https://doi.org/10.55041/IJSREM35978

Kar, R., & Haldar, R. (2016). Applying chatbots to the internet of things: Opportunities and architectural elements. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 7(11). https://doi.org/10.14569/IJACSA.2016.071119

Laranjo, L., Dunn, A. G., Tong, H. L., Kocaballi, A. B., Chen, J., Bashir, R., Surian, D., Gallego, B., Magrabi, F., Lau, A. Y. S., & Coiera, E. (2018). Conversational agents in healthcare: A systematic review. Journal of the American Medical Informatics Association, 25(9), 1248–1258. https://doi.org/10.1093/jamia/ocy072

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1–55.

Lima López Valle, V. C., & Gallo, W. I. (2020). Inteligência artificial e capacidades regulatórias do Estado no ambiente da Administração Pública Digital. A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional, 20(82), 67. https://doi.org/10.21056/aec.v20i82.1396

Mohanachandran, D. K., Yap, C. T., Ismaili, Z., & Govindarajo, N. S. (2021). Smart university and artificial intelligence. The Fourth Industrial Revolution: Implementation of Artificial Intelligence for Growing Business Success, 935, 255–279. https://doi.org/10.1007/978-3-030-62796-6_15

Oliveira, A. K. F., Branco, D. D. S. A. C., Ximenes, J. V., Costa, J. M. M., & Saraiva, P. M. (2024). Direito Administrativo e a aplicabilidade da inteligência artificial no setor público. IOSR Journal of Humanities and Social Science, 29(11), 08–13. https://doi.org/10.9790/0837-2911080813

Osborne, D., & Gaebler, T. (1992). Reinventing government: How the entrepreneurial spirit is transforming the public sector. In Reinventing government: How the entrepreneurial spirit is transforming the public sector. Addison-Wesley Publishing Company.

Patton, M. Q. (2002). Qualitative Research & Evaluation Methods (3o ed). Sage Publications.

Prajakta Jadhav, Alim Samnani, Aman Alachiya, Vraj Shah, & Alexander Selvam. (2022). Intelligent chatbot. International Journal of Advanced Research in Science, Communication and Technology, 679–683. https://doi.org/10.48175/ijarsct-3996

Rostami, M., & Navabinejad, S. (2023). Artificial empathy: User experiences with emotionally intelligent chatbots. AI and Tech in Behavioral and Social Sciences, 1(3), 19–27. https://doi.org/10.61838/kman.aitech.1.3.4

Russell, S., & Norvig, P. (2021). Artificial intelligence, global edition a modern approach. Pearson Deutschland. https://elibrary.pearson.de/book/99.150005/9781292401171

Silva, W. F., Silva, F. S., & Rabêlo, O. D. S. (2021). Tendências no uso de inteligência artificial e sua influência na requalificação da força de trabalho no setor público. Cadernos de Prospecção, 14(3), 824. https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.36727

Storozhenko, L. (2023). Using artificial intelligence in public management: Aspects of integration. Krakowskie Studia Małopolskie, 40(4), 37–49. https://doi.org/10.15804/ksm20230403

Van Noordt, C., & Misuraca, G. (2022). Exploratory insights on artificial intelligence for government in Europe. Social Science Computer Review, 40(2), 426–444. https://doi.org/10.1177/0894439320980449

Vázquez-Cano, E., Mengual-Andrés, S., & López-Meneses, E. (2021). Chatbot to improve learning punctuation in Spanish and to enhance open and flexible learning environments. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 18(1), 33. https://doi.org/10.1186/s41239-021-00269-8

Vieira, E. A., & Coelho, T. R. (2022). Barreiras informacionais e desafios organizacionais em gestão de convênios entre universidades e fundações de amparo à pesquisa. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 6, e29360. https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n1ID29360

Wirtz, B. W., Weyerer, J. C., & Geyer, C. (2019). Artificial intelligence and the public sector—applications and challenges. International Journal of Public Administration, 42(7), 596–615. https://doi.org/10.1080/01900692.2018.1498103

Zuiderwijk, A., Chen, Y.-C., & Salem, F. (2021). Implications of the use of artificial intelligence in public governance: A systematic literature review and a research agenda. Government Information Quarterly, 38(3), 101577. https://doi.org/10.1016/j.giq.2021.101577

Publicado

15-10-2025

Como Citar

Souza, A. W., & Carneiro, T. C. J. (2025). Eficiência e inovação na administração pública utilizando chatbots com Inteligência Artificial. Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 23, e94868. https://doi.org/10.36517/contextus.2025.94868

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos