Desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44442

Palavras-chave:

condições do processo formativo, desempenho no Enade, Ciências Contábeis, discentes, instituições de ensino superior

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a relação entre a probabilidade de alto desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis, considerando 25.998 participações no Enade de 2018 e com auxílio da análise fatorial exploratória e regressão logit. Assim, estudantes com níveis mais elevados de satisfação com a organização didático-pedagógica e com a infraestrutura das instituições de ensino possuem maiores chances de alcançar desempenho mais elevado no Enade. As variáveis graduação em IES pública, modalidade presencial, gênero masculino, pai e mãe com formação superior e nível superior gratuito também maximizam o desempenho dos discentes. As oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, faixa etária mais elevada e não trabalhar reduzem a probabilidade de alto desempenho.

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Biografia do Autor

, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Colaborador do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná 

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná 

Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista 

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná 

, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais e da Unihorizontes 

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

07-09-2020

Como Citar

Meurer, A. M., & Pereira, V. H. (2020). Desempenho no Enade e as condições do processo formativo de acadêmicos de Ciências Contábeis. Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 18, 178–190. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44442

Edição

Seção

Artigos