SOBRE UMA METODOLOGIA NIETZSCHIANA PARA O ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n20id62755

Palavras-chave:

Nietzsche, Metodologia, Ensino médio, Prática filosófica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa sobre proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio. Para tanto, tem como referência principal o pensamento educacional de Friedrich Nietzsche, mais especificamente dois movimentos filosóficos nietzschianos: o “tornar-se o que se é”, o qual corresponde a uma necessária genealogia de si no processo de educação filosófica, e o que se liga ao tema da autossuperação, à afirmação de uma singularidade criativa de si como experiência filosófica por excelência. Desse modo, procura-se discutir como esses dois movimentos podem se constituir em práticas de ensino de filosofia e como podem ser apreendidos como referências para se pensar as melhores estratégias metodológicas para o ensino de filosofia. Trata-se, assim, de entender a dinâmica inerente à aprendizagem filosófica como ponto de partida para o estabelecimento de modos mais efetivos de ensinar filosofia aos estudantes do ensino médio. Apresentam-se, neste artigo, as referências filosóficas, a descrição da metodologia e das atividades realizadas com os estudantes. Ao final, consta a avaliação do trabalho realizado.  Concluiu-se que a metodologia elaborada e aplicada nas aulas de filosofia se mostrou apropriada aos objetivos visados.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

SOARES JÚNIOR, Antônio Batista; VON ZUBEN, Marcos de Camargo. SOBRE UMA METODOLOGIA NIETZSCHIANA PARA O ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DE PESQUISA. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 20, p. 188–208, 2021. DOI: 10.30611/2020n20id62755. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/62755. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia