v. 37 n. 37 (2025): Dossiê Simondon e Nós

					Visualizar v. 37 n. 37 (2025): Dossiê Simondon e Nós
Publicado: 2025-09-21

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    8-11
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95848

Dossiê Simondon e Nós

  • DA EPISTEME MODERNA À AXIOMÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: DA ESTRUTURA À INFORMAÇÃO, PASSANDO PELA FORMA

    12-24
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95849
  • DO ISOMORFISMO DA CIBERNÉTICA AO MITO DA IA: UMA ABORDAGEM USANDO O PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON

    25-51
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95852
  • MÁQUINAS TRANSINDIVIDUAIS - COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ RECONFIGURANDO O PROBLEMA DA TECNICIDADE

    52-80
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95853
  • AS GRANDES CORRENTES DA FILOSOFIA FRANCESA CONTEMPORÂNEA

    81-101
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95854
  • A COMUNICAÇÃO NA EPISTEMOLOGIA DA TÉCNICA

    102-125
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95855
  • SIMONDON E OS OBJETOS TÉCNICOS: INTRODUZINDO UMA ONTOLOGIA DE TROPOS OU "ONTROPOLOGIA".

    126-143
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95856
  • O LEGADO DE SIMONDON: ALUSÕES E ADITAMENTOS

    144-168
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95857
  • COMPREENDER A TÉCNICA, REPENSAR A ÉTICA COM SIMONDON

    169-175
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95858
  • O VITALISMO ENTRE HAHNEMANN E SIMONDON

    176-195
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95860
  • SIMONDON E A PSICOLOGIA DA GESTALT: POR UMA AXIOMÁTICA METAESTÁVEL NOS ESTUDOS DA PERCEPÇÃO

    , ,
    196-207
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id96061

Artigos Fluxo Contínuo

  • A ALIENAÇÃO E O PECADO: EXPLORANDO A CONDIÇÃO HUMANA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAUL TILLICH

    208-222
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95863
  • AS VIAS CONTRADITÓRIAS DA DESANTROPOMORFIZAÇÃO DO REFLEXO NA CIÊNCIA NA MODERNIDADE BURGUESA

    223-242
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95865
  • MERCADORIA, ACUMULAÇÃO E TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

    ,
    243-253
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95864
  • A RELIGIÃO ENQUANTO UM ESTRANHAMENTO IDEOLÓGICO EM LUKÁCS

    ,
    254-264
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95866
  • REIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO: A TEORIA CRÍTICA TEM ALGO A DIZER SOBRE A QUESTÃO PALESTINA?

    265-292
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95867
  • O CARÁTER PEDAGÓGICO DA ARTE E DA CIÊNCIA EM NIETZSCHE

    293-312
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95869
  • ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS INTERFACES COM OS ATOS DE PENSAR, ENSINAR E APRENDER

    ,
    313-322
    DOI: https://doi.org/10.36517/2025n37id95868