A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MIRA DO ÓDIO E OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FERRAMENTA CONTRA-HEGEMÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94145Keywords:
Educação pública., Pedagogia Histórico-Crítica., Crise do Capital.Abstract
Este artigo discute as dificuldades no campo da educação pública brasileira, seus desafios e perspectivas educacionais no período compreendido entre 2019 a 2022. Teve como objetivo abordar acontecimentos envolvendo a educação pública e os desafios pedagógicos durante a crise sanitária da Covid-19. As discussões deram ênfase a situações-problemas enfrentadas na Educação Básica e os desafios da PHC como ferramenta pedagógica contra-hegemônica. O texto evidenciou o descaso com a questão pública, a criminalização da educação, a precarização do trabalho docente e o alinhamento do governo à política neoliberal ampliando as desigualdades sociais. Assim, há de levar em consideração os acontecimentos históricos e materiais da sociedade, possibilitando a superação do senso comum e a apropriação de uma educação formal crítica, capaz de desconstruir discursos hegemônicos e de ódio.
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