A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MIRA DO ÓDIO E OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FERRAMENTA CONTRA-HEGEMÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94145

Palavras-chave:

Educação pública., Pedagogia Histórico-Crítica., Crise do Capital.

Resumo

Este artigo discute as dificuldades no campo da educação pública brasileira, seus desafios e perspectivas educacionais no período compreendido entre 2019 a 2022. Teve como objetivo abordar acontecimentos envolvendo a educação pública e os desafios pedagógicos durante a crise sanitária da Covid-19. As discussões deram ênfase a situações-problemas enfrentadas na Educação Básica e os desafios da PHC como ferramenta pedagógica contra-hegemônica. O texto evidenciou o descaso com a questão pública, a criminalização da educação, a precarização do trabalho docente e o alinhamento do governo à política neoliberal ampliando as desigualdades sociais. Assim, há de levar em consideração os acontecimentos históricos e materiais da sociedade, possibilitando a superação do senso comum e a apropriação de uma educação formal crítica, capaz de desconstruir discursos hegemônicos e de ódio.

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Biografia do Autor

Valdenira Silva de Melo, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC/PA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Graduada em Licenciatura Normal Superior pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UFOPA.

Anselmo Alencar Colares, UFOPA

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa) e do PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR (Ufopa). Bolsista Produtividade CNPq.

 

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2025-06-26

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