REVISÃO CIENTÍFICA DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A LUZ DAS TEORIAS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93404Palabras clave:
Educação Física, Revisão científica, Pandemia, Ensino remoto emergencialResumen
Este estudo se concentra em realizar uma revisão científica de um total de 16 artigos científicos que tratam sobre a relação entre a Educação Física e a pandemia de COVID-19. O recorte temporal se limitou entre os anos de 2020 e 2023. Os resultados evidenciam, dentre várias questões: a dificuldade de acesso à internet; descasos do poder público com a educação; defasagens em relação ao distanciamento; o volume intenso de atividades; a quebra de vínculo entre docente e discente; problemas em lidar com as novas plataformas digitais; e, principalmente, a questão aos/às alunos/as com pouco ou nenhum acesso à internet. Ainda assim, ressalta-se a capacidade de invenção e de criação de alternativas didáticas anteriormente desconhecidas por parte dos/as docentes que enfrentaram aquele momento com valentia e altivez.
Descargas
Citas
ARIOSI, C.; RIBEIRO, F. Cenário das aulas de Educação Física escolar no contexto da pandemia covid-19 no centro-oeste paulista. Humanidades & inovação, n 61, v 08. 2022.
BAPTISTA, G. O ensino remoto emergencial e os desafios de uma professora de Educação Física que atua no ensino fundamental. Revista fluminense de Educação Física, Setembro de 2021.
BARBOSA, R. Esportes de aventura no ensino remoto: experiências com metodologias ativas nas aulas de Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis n 66, v 35. 2023.
BRACHT, V. Mas, afinal, o que estamos perguntando com a pergunta “o que é Educação Física”? Movimento, ano 2, n. 2, junho, 1995.
CAPARROZ, F. E. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola. Vitória: CEFD/UFES, 1997.
CRUZ, E.N. da; GOVEIA, J.C. de; HABINOSKI, G.; VARGAS, T.M.; VARGAS, L.M.; Educação na pandemia: perspectiva dos coordenadores regionais de educação física das apaes do estado paraná sobre o ensino remoto em 2021. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v.21, n.02, p.43-51, 2022. ISSN; 1981-4313.
FONSECA, M.; SANTOS, M.; OLIVEIRA, K. Ensino remoto e formação docente na Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência. Periódico horizontes. 2022.
GODOI, M.; KAWASHIMA, L. B.; GOMES, L. A.; CANEVA, C. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física.Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 10, p. 1-19, 3 out. 2020.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
JANUARIO, P.; MORAIS, M.; RODRIGUES, G. Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva. Periódico horizontes. 2022.
LIMA, P.; OLIVEIRA, G.; AZEVEDO, M. A atuação de professores de Educação Física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará. Periódico horizontes. 2022.
MACHADO, T. S.; BRACHT, V. O impacto do movimento renovador da Educação Física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 849-860, julho/setembro, 2016.
MAIA FILHO, H. J. de S; SANTIAGO, L. V.; SANTOS, M. H. S.; HOLANDA, S. F. M. O ensino remoto e as aulas de educação física durante a pandemia (SARS-COV-2): sentidos produzidos por estudantes de uma escola pública em Maceió-AL. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p. 7007-7015. jan. 2022.
NEIRA, M. G. O possível e o impossível da Educação Física cultural em tempos de pandemia. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 08, n. 61, p. 210-223, out. 2021.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022.
NEIRA, M. G.; SOUZA, R. A. P. A Educação Física cultural em tempos de isolamento social. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 01-16, 2022.
OLIVEIRA, K.; MENDES, G. Produzindo podcasts na Educação Física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial. Novas tecnologias na educação. n. 02, v. 19. Dezembro de 2021.
PAIXÃO, J.; FERENC, A.; NUNES, D. O ensino remoto emergencial de Educação Física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica. Educação em foco, n.45. Abril de 2022.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVA, M.; LIMA, E.; BRAGA, P. Educação Física escolar em tempos de ensino remoto: relato de professores da rede pública. Praxia, Goiânia v.04. 2022.
SOUZA, R. A. P.; NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial. Pensar a Prática, [S. l.], v. 25, 2022.
VEIGA-NETO, A. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, v. 45, 2021.
VELLOSO, L.; GOMES, F.; DIAS, L.; VICENTE, M.; FREIRE, E.; RODRIGUES, G. Da constituição histórica da Educação Física escolar às práticas pedagógicas em tempos de ensino remoto: a busca da legitimidade no pós-pandemia. Corpoconsciência. Dezembro de 2022.
VIEIRA, R. A. G. Educação Física menor. Jundiaí: Paco, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 João Pedro Goes Lopes, Rubens Vieira, Marcos Garcia Neira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










