Compreensão do dizer em TCC de Letras: (re/des)construção do conhecimento docente nas práticas acadêmicas de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96157

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o funcionamento da escrita acadêmica, com a finalidade de compreender as estratégias discursivo-textuais acionadas pelo sujeito que escreve, refletindo-se ou ocultando-se nos seus modos de dizer. Tal perspectiva, sob o ponto de vista deste estudo, oferece margem para pensar sobre as formas como o texto de acadêmicos produz e divulga conhecimento na sua área ou, ainda, isenta-se da tarefa de fazê-lo. Para isso, analisa-se um trabalho de conclusão de curso de graduação, cujo texto funda um lugar de fala assegurado pelos dizeres que o compõem. Em outras palavras, trata-se de um pesquisador/estudante em formação que, por vezes, mantém sua escrita condicionada à fortuna crítica que orbita ao redor do seu objeto de investigação. A observação em pauta não negligencia o processo de heterogeneidade discursiva que constitui todo e qualquer texto, mas problematiza seu modo de incursão numa escrita condicionada a consensos acadêmicos. Teoricamente, este trabalho se filia à concepção dialógica de linguagem, tendo em Bakhtin o seu grande expoente, e aos estudos sobre a escrita acadêmica (Fonseca, 2023a, b; Barzotto, 2016; Tutin, 2014; Boch, Grossmann, 2002). Metodologicamente, compromete-se com os procedimentos de análise da dezescrita (Riolfi, Barzotto, 2014). Os resultados apontam que, embora o autor do TCC tente refletir sobre o ensino de literatura e contribuir com recomendações para a prática docente, sua escrita tende à despersonalização, à replicação de vozes teóricas e à ausência de comprovação empírica, especialmente nas seções iniciais. Ainda assim, há registros de tentativas de inserção subjetiva e de reflexão autônoma, sobretudo na conclusão, revelando tensões entre os modos de dizer e a construção do conhecimento no contexto formativo do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e mestre em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta nível 3 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora colaboradora no Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Angola). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do discurso, leitura e escrita (GEPADLE) da UFTM. 

Downloads

Publicado

13-09-2025

Como Citar

FONSECA, Janaína Zaidan Bicalho. Compreensão do dizer em TCC de Letras: (re/des)construção do conhecimento docente nas práticas acadêmicas de escrita. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96157, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96157. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96157. Acesso em: 21 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos - Vária

Categorias