A IMPORTÂNCIA DE MAIOR INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO E OS DISCENTES PARA A MOTIVAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC

Authors

  • Santiago Rubio Ruiz
  • Ana Régia Alves de Araújo Hendges
  • Benedito Pereira de Lima Neto
  • Marcelo de Almeida Guimaraes

Abstract

No dinâmico processo de ensino-aprendizagem, todos os atores envolvidos, discentes e profissionais da educação, são desafiados a estabelecer uma maior interação e diálogo visando uma prática educativa mais efetiva, seja na educação básica ou no ensino superior. Nesse último nível, tal comportamento colabora para a melhoria no ambiente de aprendizagem e, consequente, contribui para a permanência do discente em curso de graduação. Nessa perspectiva, a Coordenação do Curso de Agronomia em conjunto com professores da Universidade Federal do Ceará, têm desenvolvido atividades de orientação estudantil acerca das políticas internas do curso, da instituição e do mercado de trabalho. Dentre as ações, destacam-se palestras oferecidas aos discentes, ministradas por professores e outros profissionais ligados à agricultura. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a participação dos estudantes de agronomia em três palestras oferecidas pela Coordenação durante o primeiro semestre de 2017. Na primeira palestra abordou-se a escrita científica, a segunda tratou do desempenho do curso de agronomia na última avaliação do Ministério da Educação e Ciência e a última tratou sobre os desafios na graduação, abordando o cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Com base no preenchimento da lista de presença, confeccionada pelos bolsistas de apoio a projetos de graduação, foi feito um levantamento do quantitativo de participantes matriculados no curso de agronomia. Verificou-se uma participação modesta dos acadêmicos de agronomia nas atividades articuladas pela coordenação do curso, com apenas 17, 16 e 8 alunos para a primeira, segunda e terceira palestras, respectivamente. Tal fato representa um indicador do desestímulo dos discentes frente às atuais atividades integralizadoras propostas, cujas raízes devem ser investigadas a fim de se desenvolver outras ações que cooperem para um maior interesse destes discentes quanto ao seu desenvolvimento acadêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Ruiz, S. R., Alves de Araújo Hendges, A. R., Neto, B. P. de L., & Guimaraes, M. de A. (2017). A IMPORTÂNCIA DE MAIOR INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO E OS DISCENTES PARA A MOTIVAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4318. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29342

Issue

Section

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação