A IMPORTÂNCIA DE MAIOR INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO E OS DISCENTES PARA A MOTIVAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC
Resumen
No dinâmico processo de ensino-aprendizagem, todos os atores envolvidos, discentes e profissionais da educação, são desafiados a estabelecer uma maior interação e diálogo visando uma prática educativa mais efetiva, seja na educação básica ou no ensino superior. Nesse último nível, tal comportamento colabora para a melhoria no ambiente de aprendizagem e, consequente, contribui para a permanência do discente em curso de graduação. Nessa perspectiva, a Coordenação do Curso de Agronomia em conjunto com professores da Universidade Federal do Ceará, têm desenvolvido atividades de orientação estudantil acerca das políticas internas do curso, da instituição e do mercado de trabalho. Dentre as ações, destacam-se palestras oferecidas aos discentes, ministradas por professores e outros profissionais ligados à agricultura. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a participação dos estudantes de agronomia em três palestras oferecidas pela Coordenação durante o primeiro semestre de 2017. Na primeira palestra abordou-se a escrita científica, a segunda tratou do desempenho do curso de agronomia na última avaliação do Ministério da Educação e Ciência e a última tratou sobre os desafios na graduação, abordando o cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Com base no preenchimento da lista de presença, confeccionada pelos bolsistas de apoio a projetos de graduação, foi feito um levantamento do quantitativo de participantes matriculados no curso de agronomia. Verificou-se uma participação modesta dos acadêmicos de agronomia nas atividades articuladas pela coordenação do curso, com apenas 17, 16 e 8 alunos para a primeira, segunda e terceira palestras, respectivamente. Tal fato representa um indicador do desestímulo dos discentes frente às atuais atividades integralizadoras propostas, cujas raízes devem ser investigadas a fim de se desenvolver outras ações que cooperem para um maior interesse destes discentes quanto ao seu desenvolvimento acadêmico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Ruiz, S. R., Alves de Araújo Hendges, A. R., Neto, B. P. de L., & Guimaraes, M. de A. (2017). A IMPORTÂNCIA DE MAIOR INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO E OS DISCENTES PARA A MOTIVAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4318. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29342
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.