A PESQUISA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS
Abstract
Tendo em vista a importância da pesquisa na formação de futuros professores, objetivamos, no presente trabalho, relatar nossa experiência de iniciação à pesquisa acadêmica, bem como descreveremos as atividades realizadas durante o ano de 2017, na UFC, como bolsista alocada no grupo Representações Sociais, Discurso e Ensino - REDE (UFC/CNPq). O grupo concentra pesquisadores de diferentes IES e, atualmente, desenvolve, em parceria com o MPT/Ce, o projeto “Representações Sociais de professores de línguas (estrangeira e materna) sobre o papel do profissional docente na promoção de ações educativas que visem à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase para a prevenção e erradicação do trabalho infantil”. O grupo se reúne quinzenalmente para discutir acerca do papel da escola e dos educadores como parte do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.Com o objetivo de coletar dados para a pesquisa proposta, realizamos pesquisa bibliográfica e documental e conduzimos a transcrição de entrevistas gravadas em áudio com alunos, professores e o núcleo gestor de seis escolas públicas de Fortaleza, uma de cada regional do município. Os resultados da pesquisa estão sendo tabulados e, posteriormente, darão suporte à produção de um livro e de diversos outros trabalhos acadêmicos. Como resultado da nossa vivência como bolsista, consideramos que o período dedicado ao plano de trabalho, previsto como condição para a concessão de bolsa acadêmica, contribui para o desenvolvimento individual, profissional e acadêmico do estudante, uma vez que nos permite participar de diferentes práticas acadêmicas, entre as quais a pesquisa, que envolvem a formação universitária.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Fernandes de Almeida, V., & Falcao do Nascimento, M. V. (2017). A PESQUISA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4867. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29891
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.