ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
É cada vez mais necessária e importante a realização de avaliação e acompanhamento do processo formativo no âmbito do ensino superior. Esta se constitui como um consenso no contexto educacional em todos os níveis de ensino. A avaliação tem sido considerada uma ferramenta importante que permite analisar os problemas no intuito de identificar fatores que venham a gerar mudanças e assegurar a qualidade da oferta dos projetos formativos de graduação. O objetivo desta pesquisa recai no contexto da avaliação, e visa analisar os fatores que impactam a evasão do Curso de Educação Física do Instituto de educação Física e esportes no período de 2012 a 2016. Os objetivos específicos são: levantar dados dos alunos evadidos; conhecer as causas que ocasionaram a evasão; identificar as formas de ingresso na Universidade dos alunos evadidos; verificar como a evasão ocorreu nas diferentes formas de ingresso no Curso. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos. Utilizaremos como instrumento de pesquisa um questionário que será enviado por email para os estudantes que abandonaram o curso ou que deixaram de realizar matrícula pelo menos a dois semestre. Partimos do pressuposto que os fatores que levam à evasão podem estar relacionados à falta de identidade com o curso, uma vez que há duas formações distintas: a licenciatura e o bacharelado e isto pode gerar uma falta de conhecimento dos ingressantes, levando-os a desistirem quando passam a conhecer as duas formações. Outro fator está relacionado à escolha do curso não ser a primeira opção do ENEM, o que faz com que ao aparecer uma oportunidade na primeira opção do curso pretendido, o estudante abandona a segunda opção. Temos ainda os fatores relacionados às questões econômicas e sociais, como ingresso em trabalho para manutenção própria. Esperamos com o estudo contribuir para identificar e sanar as dificuldades encontradas pelos estudantes de maneira a reduzir os atuais índices de evasão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Fonteles, T. M., Nunes de Souza, L., Hur Moreira Pinto Menezes, Ícaro B., Coelho, H. M., & Henrique da Silva, M. E. (2017). ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4896. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29920
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.