ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Therlyton Moreira Fonteles
  • Luana Nunes de Souza
  • Ícaro Ben Hur Moreira Pinto Menezes
  • Hugo Maciel Coelho
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

É cada vez mais necessária e importante a realização de avaliação e acompanhamento do processo formativo no âmbito do ensino superior. Esta se constitui como um consenso no contexto educacional em todos os níveis de ensino. A avaliação tem sido considerada uma ferramenta importante que permite analisar os problemas no intuito de identificar fatores que venham a gerar mudanças e assegurar a qualidade da oferta dos projetos formativos de graduação. O objetivo desta pesquisa recai no contexto da avaliação, e visa analisar os fatores que impactam a evasão do Curso de Educação Física do Instituto de educação Física e esportes no período de 2012 a 2016. Os objetivos específicos são: levantar dados dos alunos evadidos; conhecer as causas que ocasionaram a evasão; identificar as formas de ingresso na Universidade dos alunos evadidos; verificar como a evasão ocorreu nas diferentes formas de ingresso no Curso. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos. Utilizaremos como instrumento de pesquisa um questionário que será enviado por email para os estudantes que abandonaram o curso ou que deixaram de realizar matrícula pelo menos a dois semestre. Partimos do pressuposto que os fatores que levam à evasão podem estar relacionados à falta de identidade com o curso, uma vez que há duas formações distintas: a licenciatura e o bacharelado e isto pode gerar uma falta de conhecimento dos ingressantes, levando-os a desistirem quando passam a conhecer as duas formações. Outro fator está relacionado à escolha do curso não ser a primeira opção do ENEM, o que faz com que ao aparecer uma oportunidade na primeira opção do curso pretendido, o estudante abandona a segunda opção. Temos ainda os fatores relacionados às questões econômicas e sociais, como ingresso em trabalho para manutenção própria. Esperamos com o estudo contribuir para identificar e sanar as dificuldades encontradas pelos estudantes de maneira a reduzir os atuais índices de evasão.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Fonteles, T. M., Nunes de Souza, L., Hur Moreira Pinto Menezes, Ícaro B., Coelho, H. M., & Henrique da Silva, M. E. (2017). ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4896. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29920

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica