DIAGNÓSTICO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IN NA UFC
Abstract
A participação do bolsista de iniciação acadêmica, no âmbito das atividades desenvolvidas na Coordenadoria de Internacionalização Linguística, da Pro-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), tem evidenciado o trabalho desenvolvido no âmbito dos convênios internacionais, dos programas de mobilidade internacional e da recepção de alunos estrangeiros na UFC. Dentre as ações desenvolvidas pelo bolsista, destacam-se: contato com estudantes estrangeiros e alunos da UFC que estudarão em outros países, por meio de programas de mobilidade, alimentação de bases de dados de mobilidade internacional, pesquisas na internet sobre as instituições internacionais e armazenamento de documentação. Essas ações possibilitam um melhor aproveitamento de tempo por parte dos colaboradores do setor e o desenvolvimento interpessoal e linguístico do bolsista em interação com outros idiomas. Trata-se, portanto, de ações voltadas para o bom funcionamento dos programas de mobilidade internacional. Observa-se, entretanto, que os estudantes enfrentam algumas dificuldades em seu processo de mobilidade in, especialmente aquelas relacionadas aos aspectos interculturais. O objetivo dessa pesquisa é indicar quais os maiores obstáculos enfrentados pelos estudantes estrangeiros na UFC, a fim de aprimorar a mobilidade acadêmica internacional. Este trabalho compreende o levantamento de dados relativos a convênios, programas de mobilidade in, além de apontar os principais problemas relacionados a adaptação da comunidade de estudantes estrangeiros na UFC.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Junior, P. S. dos S., Beatriz de Vasconcelos, A., & Lira Dias, M. M. (2017). DIAGNÓSTICO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IN NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5085. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30109
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.