DIAGNÓSTICO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IN NA UFC

Autores/as

  • Pedro Saraiva dos Santos Junior
  • Ana Beatriz de Vasconcelos
  • Massilia Maria Lira Dias

Resumen

A participação do bolsista de iniciação acadêmica, no âmbito das atividades desenvolvidas na Coordenadoria de Internacionalização Linguística, da Pro-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), tem evidenciado o trabalho desenvolvido no âmbito dos convênios internacionais, dos programas de mobilidade internacional e da recepção de alunos estrangeiros na UFC. Dentre as ações desenvolvidas pelo bolsista, destacam-se: contato com estudantes estrangeiros e alunos da UFC que estudarão em outros países, por meio de programas de mobilidade, alimentação de bases de dados de mobilidade internacional, pesquisas na internet sobre as instituições internacionais e armazenamento de documentação. Essas ações possibilitam um melhor aproveitamento de tempo por parte dos colaboradores do setor e o desenvolvimento interpessoal e linguístico do bolsista em interação com outros idiomas. Trata-se, portanto, de ações voltadas para o bom funcionamento dos programas de mobilidade internacional. Observa-se, entretanto, que os estudantes enfrentam algumas dificuldades em seu processo de mobilidade in, especialmente aquelas relacionadas aos aspectos interculturais. O objetivo dessa pesquisa é indicar quais os maiores obstáculos enfrentados pelos estudantes estrangeiros na UFC, a fim de aprimorar a mobilidade acadêmica internacional. Este trabalho compreende o levantamento de dados relativos a convênios, programas de mobilidade in, além de apontar os principais problemas relacionados a adaptação da comunidade de estudantes estrangeiros na UFC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Junior, P. S. dos S., Beatriz de Vasconcelos, A., & Lira Dias, M. M. (2017). DIAGNÓSTICO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IN NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5085. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30109

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica