AFERIÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA POR MEIO DO MÉTODO PALPATÓRIO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
Introdução: Segundo o PCN, conhecimento sobre o corpo deve ser um dos blocos de conteúdos a serem ensinado durante a aula de educação física no ensino fundamental. Tendo em vista que o corpo não é simplesmente um conjunto de peças que formam um organismo, mas, uma estrutura a qual trabalha com auxílio uma das outras. Logo, o sistema cardiorrespiratório tem total participação durante a execução da aula de educação física por ser o sistema responsável pelo bombeamento do sangue para execução de movimentos e envio de nutrientes para a realização efetiva da atividade. Objetivos: Demonstrar a execução do método palpatório para aferição da frequência cardíaca na aula de educação física escolar. Metodologia: A intervenção ocorreu durante uma aula de educação física na escola Professor Martinz de Aguiar na turma do 9° ano do ensino fundamental II. Após a explicação da anatomia e funcionamento do sistema cardiorrespiratório, foi possível demonstrar pontos no corpo humano para aferição da frequência cardíaca (FC), tais como: artéria carótida e artéria braquial. Em seguida, foi solicitado que um dos alunos realizasse voltas na quadra em uma corrida de intensidade moderada, a fim de puder verificar a mudanças em sua FC. Em seguida foi explicado que a intensidade dos batimentos está em relação diretamente proporcional com a intensidade do esforço que o indivíduo é submetido. Resultados: Após a aula os alunos relataram que nunca tinha conseguido “sentir” como ocorre essa mudança na frequência cardíaca após algum esforço físico. Também foi possível identificar que os alunos se confundiam em termos como frequência cardíaca e pressão arterial, mesmo que ambos sejam oriundos do mesmo sistema do corpo humano. Conclusão: Pode-se concluir que a aula atendeu as orientações do PCN e assim como os objetivos da educação, que é a capacitação dos alunos para poderem organizar sua própria prática de exercício físicoDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Pereira, L. S., Gomes da Silva, E., Fernandes Camilo, P. H., Silva, A. B., Vasconcelos Martins, V. H., Cordélia de Lima Gomes, . F., & Cortonesi, L. M. (2017). AFERIÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA POR MEIO DO MÉTODO PALPATÓRIO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5573. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30597
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.