A NECESSIDADE DA DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO
Resumo
A pesquisa tem como objetivo demonstrar que a dimensão política do Projeto Pedagógico de uma escola é necessária para uma formação cidadã. Para a construção de uma sociedade melhor e um desenvolvimento da criticidade, o filósofo Herbert Marcuse aponta que devemos superar as formas de controle presentes na sociedade, podendo nos utilizar da educação política. Nesse sentido, tal educação deve apresentar os fatos que fizeram da civilização o que ela é hoje e o que poderá vir a ser amanhã. A dimensão política da educação se torna um meio pelo qual o indivíduo conhecerá a história da sociedade, para assim agir sobre ela. Desse modo, o Projeto Pedagógico é um dos documentos capazes de integrar os membros escolares em um plano que diagnostica a situação presente da escola, para, então, projetar o futuro em um planejamento de ações, para uma formação cidadã e para a construção de uma sociedade melhor. Para tanto, se faz necessário que a dimensão política desse projeto seja enfatizada, compreendendo que todo Projeto Pedagógico de uma escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico de uma formação cidadã. Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, baseada em obras de Marcuse e de outros autores que dialogam sobre o tema. Como resultado parcial, entendemos que a educação e o Projeto Pedagógico podem ajudar os indivíduos a compreender a realidade, as formas de controle da sociedade, além de propiciar uma formação cidadã, voltada para o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, que possibilita a utilização do pensamento autônomo e da participação consciente. Podemos concluir que a dimensão política do Projeto Pedagógico permite aos indivíduos relacionar o passado, o presente e o futuro, a fim de garantir uma formação cidadã. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa de mestrado em educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves Moreira, U., & Lopes da Silva Filho, A. (2021). A NECESSIDADE DA DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1918. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75041
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.