EXPERIÊNCIAS DE COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO PET PEDAGOGIA UFC EM PARCEIRA COM O PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA.
Resumen
O presente trabalho é produto de reflexão teórica e prática das atividades de cooperação desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia UFC com os bolsistas do PET Engenharia Ambiental, no projeto de extensão realizado em uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ce no primeiro semestre de 2017. Intitulado como Saneamento, Meio Ambiente, Educar – Samear. As ações vinculavam-se ao trabalho com conceitos de Saneamento básico. Buscando conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas: brincadeiras; culminância. A exploração do tema se faz relevante visto as características de trabalho dos grupos PET, que de acordo com Brasil (2006) exige dos participantes compromissos coletivos e co-responsabilidade de todos nas ações. Assim, os conteúdos foram apresentados através de dinâmicas, brincadeiras e uma culminância por meio de um jogo. Desse modo, Vygotsky (1998) enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento, pois proporciona o desenvolvimento da autonomia, consciência dos limites e potencialidades. As intervenções em Educação Ambiental tomando como referência Medeiros (2011) que ressalta a importância da visão transformadora que a educação ambiental possibilita. De acordo com a Lei nº 9.795/1999, a promoção da Educação Ambiental proporciona aos indivíduos uma formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, à identificação e a solução de problemas ambientais. Assim, trabalhar Educação Ambiental com os alunos e conscientizá-los da importância da sua atitude para a conservação do meio ambiente, levando-os a reflexão, transformando suas atitudes de preservação e cuidado em ações cidadãs. De forma geral, conclui-se que as vivências colaborativas contribuíram para expansão e fortalecimento das práticas de grupo, no que se refere à socialização e habilidades humanas e profissionais, proporcionando uma formação global.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Braga, A. R., Moreira da Costa, R., & Porto, B. de S. (2017). EXPERIÊNCIAS DE COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO PET PEDAGOGIA UFC EM PARCEIRA COM O PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4559. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29583
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.