EXPERIÊNCIAS DE COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO PET PEDAGOGIA UFC EM PARCEIRA COM O PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA.

Autores

  • Arlane Ribeiro Braga
  • Romilson Moreira da Costa
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

O presente trabalho é produto de reflexão teórica e prática das atividades de cooperação desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia UFC com os bolsistas do PET Engenharia Ambiental, no projeto de extensão realizado em uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ce no primeiro semestre de 2017. Intitulado como Saneamento, Meio Ambiente, Educar – Samear. As ações vinculavam-se ao trabalho com conceitos de Saneamento básico. Buscando conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas: brincadeiras; culminância. A exploração do tema se faz relevante visto as características de trabalho dos grupos PET, que de acordo com Brasil (2006) exige dos participantes compromissos coletivos e co-responsabilidade de todos nas ações. Assim, os conteúdos foram apresentados através de dinâmicas, brincadeiras e uma culminância por meio de um jogo. Desse modo, Vygotsky (1998) enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento, pois proporciona o desenvolvimento da autonomia, consciência dos limites e potencialidades. As intervenções em Educação Ambiental tomando como referência Medeiros (2011) que ressalta a importância da visão transformadora que a educação ambiental possibilita. De acordo com a Lei nº 9.795/1999, a promoção da Educação Ambiental proporciona aos indivíduos uma formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, à identificação e a solução de problemas ambientais. Assim, trabalhar Educação Ambiental com os alunos e conscientizá-los da importância da sua atitude para a conservação do meio ambiente, levando-os a reflexão, transformando suas atitudes de preservação e cuidado em ações cidadãs. De forma geral, conclui-se que as vivências colaborativas contribuíram para expansão e fortalecimento das práticas de grupo, no que se refere à socialização e habilidades humanas e profissionais, proporcionando uma formação global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Braga, A. R., Moreira da Costa, R., & Porto, B. de S. (2017). EXPERIÊNCIAS DE COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO PET PEDAGOGIA UFC EM PARCEIRA COM O PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4559. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29583

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial