O PERFIL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFC
Resumen
Baseado no material “Learning and Teaching Styles in Engineering Education” (Richard M. Felder and Linda K. Silverman), foi definido, por meio das perguntas do questionário, questões que indicam os estilos de aprendizagem. Embora a real existência dos “estilos de aprendizagem” seja discutida na literatura técnica, a dominância de preferências individuais nos métodos de aquisição de conteúdo por parte dos alunos parece ser amplamente aceita, assim nesta definição os “estilos” correspondem a estas preferências. O formulário é composto por questões curtas e que são de rápida resposta, pois correspondem a ações simples do cotidiano que podem indicar possíveis pontos fortes ou fracos, tendências ou hábitos que podem levar o estudante a dificuldades no ambiente acadêmico. O resultado das respostas de cada pessoa no questionário indica referências de cada estilo e aborda sugestões que podem melhorar o aprendizado. Os estilos de aprendizagem são divididos em quatro dimensões (sensitivo/intuitivo, visual/verbal, ativo/reflexivo e sequencial/global), em que cada uma delas reflete como o estudante percebe, absorve, processa e compreende respectivamente o conteúdo. A aplicação dos formulários foi realizada com alunos do curso de Engenharia Química da UFC. O questionário foi aplicado em uma disciplina, específica do departamento, de cada um dos primeiros quatro anos do curso. Os resultados dos formulários são agrupados por turmas e repassados aos professores do departamento, para que eles possam adequar sua metodologia de ensino com o estilo de aprendizado da turma, assim evitando uma dificuldade de aprendizado da turma, resultante de uma incompatibilidade da metodologia de ensino com o estilo de aprendizado da turma. Os resultados apontaram que as turmas de engenharia química têm, de modo geral, estilo de aprendizagem balanceado entre os extremos das dimensões, com algumas tendências mais acentuadas pelo estilo sensitivo, visual, ativo e global.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Ponciano, C. E. de L., Fernandes Vidal, K. L., Pinheiro Gonçalves, L. A., Albuquerque Marinheiro, V. de M. G., Marques Cartaxo, S. J., & Marques Cartaxo, S. J. (2017). O PERFIL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4593. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29617
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.