O PERFIL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFC

Autores

  • Carlos Eduardo de Lima Ponciano
  • Keila Letícia Fernandes Vidal
  • Lucas Adbis Pinheiro Gonçalves
  • Victor de Macedo Gonçalves Albuquerque Marinheiro
  • Samuel Jorge Marques Cartaxo
  • Samuel Jorge Marques Cartaxo

Resumo

Baseado no material “Learning and Teaching Styles in Engineering Education” (Richard M. Felder and Linda K. Silverman), foi definido, por meio das perguntas do questionário, questões que indicam os estilos de aprendizagem. Embora a real existência dos “estilos de aprendizagem” seja discutida na literatura técnica, a dominância de preferências individuais nos métodos de aquisição de conteúdo por parte dos alunos parece ser amplamente aceita, assim nesta definição os “estilos” correspondem a estas preferências. O formulário é composto por questões curtas e que são de rápida resposta, pois correspondem a ações simples do cotidiano que podem indicar possíveis pontos fortes ou fracos, tendências ou hábitos que podem levar o estudante a dificuldades no ambiente acadêmico. O resultado das respostas de cada pessoa no questionário indica referências de cada estilo e aborda sugestões que podem melhorar o aprendizado. Os estilos de aprendizagem são divididos em quatro dimensões (sensitivo/intuitivo, visual/verbal, ativo/reflexivo e sequencial/global), em que cada uma delas reflete como o estudante percebe, absorve, processa e compreende respectivamente o conteúdo. A aplicação dos formulários foi realizada com alunos do curso de Engenharia Química da UFC. O questionário foi aplicado em uma disciplina, específica do departamento, de cada um dos primeiros quatro anos do curso. Os resultados dos formulários são agrupados por turmas e repassados aos professores do departamento, para que eles possam adequar sua metodologia de ensino com o estilo de aprendizado da turma, assim evitando uma dificuldade de aprendizado da turma, resultante de uma incompatibilidade da metodologia de ensino com o estilo de aprendizado da turma. Os resultados apontaram que as turmas de engenharia química têm, de modo geral, estilo de aprendizagem balanceado entre os extremos das dimensões, com algumas tendências mais acentuadas pelo estilo sensitivo, visual, ativo e global.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ponciano, C. E. de L., Fernandes Vidal, K. L., Pinheiro Gonçalves, L. A., Albuquerque Marinheiro, V. de M. G., Marques Cartaxo, S. J., & Marques Cartaxo, S. J. (2017). O PERFIL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4593. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29617

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial